Colabore com o Eufemea

Pela primeira vez, delegada conduz depoimento especial de criança vítima de violência sexual em AL

Foto: Assessoria

Nesta quinta-feira (22), a 1ª Vara da Infância e da Juventude de Maceió realizou uma audiência na qual foi ouvida uma criança vítima de violência sexual. Pela primeira vez, em Alagoas, o depoimento especial da menor foi conduzido por uma delegada da Polícia Civil (PC/AL).

Em audiência presidida pelo juiz Sóstenes Alex Andrade, titular da unidade, a delegada Bárbara Arraes entrevistou a criança. Isso foi possível graças ao curso, promovido em agosto, voltado para agentes, escrivãos e delegados da PC/AL, sobre Depoimento Especial com Aplicação do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense.

A capacitação foi realizada pela Escola de Governo de Alagoas, em parceria com a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij) do Judiciário estadual. Os depoimentos especiais, que também podem, conforme a legislação, ocorrer em delegacias, são necessários para ouvir crianças e adolescentes vítimas de crimes. 

“A articulação entre o Tribunal de Justiça e a segurança pública tem como objetivo preservar a dignidade e a integridade psicológica da vítima, além de garantir a credibilidade da prova testemunhal, indispensável para os processos judiciais”, explica Camila Loiola, psicóloga da Ceij e docente do curso ministrado aos policiais.

A audiência teve a participação ainda da promotora Alexandra Beurlen e do defensor público Fábio Passos.

*com Ascom TJAL