Ana Lúcia Gomes, gerente do 4º Distrito Sanitário de Maceió. Foto: Rodrigo Carlos/Ascom SMS
A campanha Setembro Amarelo segue mobilizando as Unidades de Saúde de Maceió. Na manhã de terça-feira (13), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio de Pádua Cavalcante, localizada no Jardim Petrópolis, sensibilizou usuários e profissionais de saúde sobre a prevenção ao suicídio. A ação ocorreu em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, que fica situado na Chã de Bebedouro.
A diretora administrativa da UBS Antônio de Pádua, Djelba Bertoldo, destacou que o objetivo da iniciativa é trazer orientação e prevenção à população acerca do suicídio e outros transtornos psíquicos que afetam a sociedade.
“Durante todo o mês estamos trazendo diversas ações voltadas à campanha Setembro Amarelo para os usuários da nossa unidade. E hoje, junto aos profissionais do Caps Sadi, proporcionamos esse momento para trazer orientações sobre a prevenção ao suicídio e esclarecimentos sobre outros transtornos psíquicos, como a depressão, ansiedade e a automutilação. Nosso objetivo é orientar e prevenir a população para que possam identificar os sinais que direcionam ao suicídio ou adoecimento mental”, afirmou.
Na oportunidade, os usuários estiveram atentos à palestra proferida pelas profissionais do Caps Sadi – psicóloga Emanuela Porfírio e terapeuta ocupacional Jane Tenório – que realizaram uma dinâmica e fizeram um momento de interação entre os usuários sobre a identificação de emoções como felicidade, tristeza, confiança, medo e raiva.
Além disso, elas reforçaram a importância do Setembro Amarelo e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), compostas por equipamentos voltados ao atendimento da população acometida por um adoecimento mental grave.
“Quando a gente conhece as nossas emoções, aprendemos a lidar de uma maneira melhor com elas. É importante saber identificá-las para termos um controle emocional. A pandemia, por exemplo, foi algo que mexeu com as emoções de muitas pessoas, ela trouxe um desequilíbrio emocional muito grande na sociedade. Por isso, é muito importante fazer um acolhimento para tentar minimizar o sofrimento dessas pessoas. Esse momento é para que todos os usuários venham ter conhecimento para prevenir o suicídio e repassar as informações aos familiares”, enfatizou a psicóloga Emanuela Porfírio.
Segundo a gerente do 4º Distrito Sanitário, Ana Lúcia Gomes, o suicídio é algo crescente no cotidiano e o momento foi importante para trazer orientação e informação sobre o tema.
Onde buscar ajuda?
Quem precisa de ajuda ou quer auxiliar alguém com um atendimento especializado, pode encontrar o apoio necessário nos pontos listados abaixo.
Serviços especializados existentes em Maceió
Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466
Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532
Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521
Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517
Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500
Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540
Outros números de atendimento
Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188
Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820.
*com Ascom SMS