Unidades de Saúde realizam encerramento da campanha Setembro Amarelo: “sensibilizar usuários e profissionais”, diz diretora

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Foto: PAM Dique Estrada

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde de Maceió estiveram desenvolvendo atividades voltadas à campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. Nesta última semana não foi diferente, os profissionais de saúde das unidades encerraram a campanha promovendo ações de sensibilização sobre o tema para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Uma dessas unidades foi o PAM Dique Estrada, localizada no bairro Ponta Grossa, que proporcionou, nesta sexta-feira (30), um momento de interação entre profissionais e usuários por meio de palestras e debates sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida, além da exibição de vídeos motivacionais. 

“Através do Setembro Amarelo, diversas ações são realizadas para a prevenção ao suicídio, visando sensibilizar os usuários e os profissionais de saúde para que estejam atentos aos sintomas e busquem ajuda. Muitas vezes temos alguém bem próximo a nós vivenciando uma dor interna, seja pelo luto ou frustrações. É muito valioso falar sobre o quanto vale a pena viver e dar às pessoas direcionamento para procurar ajuda”, afirmou a diretora da UBS PAM Dique Estrada, Angélica Ramos.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Dr. Sadi Feitosa de Carvalho também promoveu, na quarta-feira (28), a última ação do mês com foco na prevenção ao suicídio. A atividade ocorreu em parceria com a Unidade de Saúde Dr. João Macário, na própria unidade. 

“Foi um momento muito importante. Reunimos os usuários e discutimos a necessidade do diálogo como estratégia de prevenção ao suicídio, pontuando também o papel da unidade como porta de entrada e primeira abordagem para a prevenção em saúde mental”, destacou a gerente do Caps Sadi Carvalho, Karla Rocha.

Roda de conversa sobre o Setembro Amarelo com profissionais do Caps Dr. Sadi Carvalho. Foto: Caps Dr. Sadi Carvalho
Roda de conversa sobre o Setembro Amarelo com profissionais do Caps Dr. Sadi Carvalho. Foto: Caps Dr. Sadi Carvalho

A prevenção ao suicídio também foi um assunto abordado pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa). Na segunda-feira (26), o órgão promoveu uma palestra com o tema “Prevenção da Saúde Emocional”, ministrada pela psicóloga Irina Costa e destinada aos servidores do órgão. A iniciativa foi em alusão ao encerramento do Setembro Amarelo.

Para Nilson Malta, coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, o tema merece atenção especial durante todo o ano e destacou a importância da promoção de atividades no mês de setembro.

“Embora seja essencial mantermos todos os dias a saúde emocional no ambiente familiar e no trabalho, não podemos perder a oportunidade de lembrar que o Setembro Amarelo é um alerta de que precisamos estar vigilantes quanto ao estado de nossas emoções que, se não cuidadas com zelo, certamente irá comprometer toda a nossa vida”, ressaltou.

Serviços especializados em Maceió

As ações do Setembro Amarelo foram finalizadas, mas a Prefeitura de Maceió dispõe de serviços especializados voltados à saúde mental durante todo o ano, nos quais a população pode ter acesso e buscar ajuda:

– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro) – (82) 3312-5466

– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532

– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521

– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517

– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500

– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540

Outros canais de atendimento

– Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188

– Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820.

*com Ascom SMS