Mais de 1.000 alunos da rede expandiram seus conhecimentos sobre ciências e tecnologia no Simpósio Intermunicipal de Pesquisa e Tecnologia na Educação Básica (Sinpete), entre os dias 18 e 20 de outubro. O último dia de evento, que aconteceu na Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contou com palestra da astrônoma mirim, Nicole Simião, conhecida por Nicolinha, e foi prestigiado pelo secretário de Educação, José Neto, e pela secretária-adjunta e professora, Emília Caldas.
Durante a manhã da quinta-feira (20), os alunos entre os 5º e 8º anos das escolas Hévia Valéria, Denisson Menezes, Arnon de Melo e José Aroldo da Costa participaram de shows de química, física e astronomia, assistiram a apresentação de robótica, planetário com sistema solar, entre outras demonstrações científicas e tecnológicas.
A aluna da escola Hévia Valéria, Janine Vitória, contou que teve uma experiência positiva com o evento. “Gostei muito e me incentivou bastante, antes eu não pensava muito sobre ciências e esses assuntos, mas agora isso mudou”, comentou.
Carol apresentou um projeto ambiental voltado para as crianças, com desenho animado, livros e cartilhas que instigou a participação dos estudantes. “Nós adaptamos todo um conteúdo científico e regional, junto com a parte cultural alagoana para ensinar um pouco sobre a conservação do meio ambiente. Nossa intenção é fazer com que as crianças, e como consequência as pessoas a sua volta, se sintam pertencentes ao ambiente natural de maneira que eles sintam o engajamento natural de querer preservar a natureza”, comentou a doutoranda.
Os alunos ficaram impressionados com a astrônoma, Nicole Semião, a Nicolinha, que aos 9 anos já ganhou diversos títulos e descobriu 35 asteroides.
*Ascom Semed