Colabore com o Eufemea

Coordenadora explica novos mapas das áreas de risco que auxiliam atuação da Defesa Civil

O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC) confeccionou novos mapas das grotas existentes em todos os bairros da capital. Didáticos, os mapas foram criados com o objetivo de auxiliar os setores na atuação e identificação de cada área de risco com suas especificações, como a criticidade do risco e as encostas que têm aplicação de lona.

São 100 encostas situadas em oito complexos de riscos, contendo 214 pontos de lona distribuídos entre 29 bairros de Maceió, sendo eles Antares, Barro Duro, Bebedouro, Benedito Bentes, Canaã, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Cruz das Almas, Farol, Feitosa, Fernão Velho, Garça Torta, Gruta de Lourdes, Guaxuma, Ipioca, Jacarecica, Jacintinho, Jardim Petrópolis, Ouro Preto, Pescaria, Petrópolis, Pinheiro, Pitanguinha, Riacho Doce, Santo Amaro, São Jorge e Serraria.

Além de auxiliar nas ocorrências diárias, os mapas são parte do trabalho preventivo, para auxiliar a Defesa Civil na produção das melhores estratégias para atuação em cada área, com suas respectivas particularidades.

O complexo do Reginaldo é um dos que mais possuem encostas na região.  Imagem: CIMADEC
O complexo do Reginaldo é um dos que mais possuem encostas na região.  Imagem: CIMADEC

A coordenadora do CIMADEC, Caroline Vasconcelos, explica que os mapas foram confeccionados bem ampliados, para que os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’s) também possam utilizá-los.

“Cada NUDEC receberá o mapa da área que reside, com pontos de referência e com as sinalizações pertinentes para identificação de cada ponto”, explica.

Caroline ressaltou, ainda, a importância da integração de dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) e da colaboração entre o CIMADEC e as instituições voltadas a estudos territoriais e monitoramento de desastres como é o caso do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), que atualizou o banco de dados geográficos voltados à criticidade (grau de risco) para cada encosta e bairro de Maceió, possibilitando a criação de informações vitais para a utilização de todos na gestão de risco.