Colabore com o Eufemea

No Dia do Inspetor Educacional, profissionais participam de roda de conversa: “trabalho muito relevante”

Ana Amélia falou da celebração. Fotos: Karla Lima/Ascom Semed

Nesta terça-feira (18), é comemorado o Dia do Inspetor Educacional profissional de extrema importância para o cumprimento das leis e normas que regem a rede pública de Maceió. A data foi instituída no calendário oficial de Maceió por meio da Lei Municipal Nº 6722 de 2018. 

Para celebrar essa data especial, a Coordenadoria Geral de Normas e Legislação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou um café da manhã e uma roda de conversa com os profissionais para debater e discutir as atribuições de um inspetor educacional com os servidores da Educação.

“Estamos com todas as coordenadorias da Semed aqui para discutir, debater sobre o que é o inspetor educacional, o que ele faz, como ele contribui para o nosso sistema e para a nossa Educação. Então, é através dessa roda de conversa que queremos proporcionar essa discussão com todos que fazem a Semed”, explicou a coordenadora de Normas e Legislação, Ana Amélia. 

O inspetor educacional é o responsável pela ponte entre as escolas e a Semed, para orientar e auxiliar no cumprimento das normas e legislação que fundamentam, no âmbito Federal e Municipal, a Educação de Maceió. 

O inspetor educacional desempenha papel fundamental dentro da rede ao atuar diretamente com as unidades escolares, conforme explica Ana Amélia. 

“Com a Secretaria Escolar, nós vamos ver todo o processo de regularização de vida escolar do estudante, trabalhando com respaldo na legislação educacional, com processos e credenciamentos das escolas do Município e de rede privada. Também acompanhamos o calendário escolar e tiramos qualquer dúvida sobre vida escolar, portarias, resoluções e legislação educacional. Tudo isso é atribuição nossa”, garantiu Ana Amélia. 

Mariluza Medeiros é inspetora educacional. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Mariluza Medeiros é inspetora educacional. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

A rede municipal de ensino possui 12 inspetores educacionais que atuam nas 142 unidades de ensino. Para ser um inspetor educacional é necessário ter especialização em inspeção educacional. Mariluza Medeiros é uma dessas profissionais que contribui diariamente com o cumprimento legal das normas na rede pública de Maceió.

“É um trabalho muito relevante, principalmente para as unidades escolares. Onde os nossos secretários escolares, principalmente os recém convocados do concurso público, necessitam da nossa contribuição no acompanhamento da vida escolar dos nossos estudantes”, afirmou. 

*com Ascom Semed