Colabore com o Eufemea

Pernambuco tem primeira governadora da história; conheça Raquel Lyra

Raquel Lyra (PSDB) foi a única mulher eleita no segundo turno e a primeira governadora da história de Pernambuco. No total, 32 mulheres se candidataram para o cargo de governador nas eleições de 2022.

Lyra venceu com 58,87% dos votos válidos, ante 41,13% da sua adversária, Marília Arraes (SD). 

No dia do primeiro turno, Raquel perdeu o marido, o empresário Fernando Lucena, 44 anos, vítima de mal súbito. Ele era seu namorado de adolescência e pai de seus dois filhos.

Ainda durante o período eleitoral, Raquel paralisou as atividades para uma cirurgia de emergência de seu filho. Ela não fez campanha na primeira semana do segundo turno e voltou a comparecer às agendas eleitorais após nove dias.

Quem é Raquel Lyra?

 Ex-prefeita de Caruaru, Raquel, 43, é advogada com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas. Também já foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos e deputada estadual por dois mandatos consecutivos, de 2011 a 2017.

 Ela é filha de João Lyra Neto, ex-prefeito de Caruaru e ex-governador de Pernambuco, e Mércia Lyra, neta do ex-prefeito de Caruaru, João Lyra Filho. Também é sobrinha do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra.