Colabore com o Eufemea
Advertisement

Servidoras da Educação participam de aula prática de Libras, em Maceió: “fundamental”

Foto: Daniel Marinho

Técnicas da Secretaria Municipal da Educação de Maceió (Semed), participaram do segundo módulo do Curso de Libras, com aula prática em Língua de Sinais na manhã desta sexta-feira (21). O momento contou com a presença de 30 servidores na parte da manhã, e espera mais 30 no horário da tarde. A aula ocorreu no Auditório Paulo Freire, na sede da Semed, no bairro da Cambona, em Maceió.

O segundo módulo foi ministrado pelo professor Ítalo Mafra, que é surdo e fluente na Língua de Sinais, com o auxílio de duas intérpretes da sede para facilitar a comunicação caso fosse necessário. A aula em Língua de Sinais ensinou os servidores a se comunicar em libras com a comunidade surda, usando gramática e todas as questões que envolvem a segunda língua oficial do país.

O primeiro módulo do curso trabalhou questões teóricas, como explica Lívia Pedrosa, intérprete do Centro de Formação. “A ideia é trazer para o nosso público que tenhamos um olhar mais empático e entender quem é essa pessoa surda, o que eles trazem de bagagem e como podemos nos comunicar com eles de forma mais respeitosa”.

“Nós tivemos a parte teórica que falou sobre a cultura e as identidades surdas. Também falamos sobre legislação, as leis que estão em vigor e o que nós temos na proposta da educação bilíngue”, informou Lívia.

Lívia Pedrosa, intérprete de Libras, esteve presente para auxiliar na comunicação com os servidores. Foto: Daniel Marinho / Ascom Semed

O curso de libras está previsto para finalizar em novembro, contudo, o Centro de Formação da Semed está trabalhando para que no próximo ano novas turmas sejam abertas. A intérprete Lívia Pedrosa informou, ainda, que alguns servidores estão interessados em participar, e os que estão terminando este módulo já procuraram saber se haverá turmas avançadas.

Ednilza Cabral, coordenadora do Núcleo de Diversidade Etnico Racial, esteve presente na aula desta manhã e contou que considera o curso muito importante.

Servidora Ednilza Cabral participou da aula prática da Língua de Sinais, e avaliou o curso como importante. Foto: Daniel Marinho / Ascom Semed
Servidora Ednilza Cabral participou da aula prática da Língua de Sinais, e avaliou o curso como importante. Foto: Daniel Marinho / Ascom Semed

“É um avanço da secretaria e acredito que deveria ser ofertado a todos os servidores aqui da sede, pois é fundamental saber se comunicar com as pessoas surdas. Me interessei pelo curso diante da necessidade de comunicação nos estabelecimentos que andamos e principalmente aqui na Secretaria onde esse público está perto de nós. O Curso de Libras é fundamental e dentro da área da educação, considero primordial”, finalizou a servidora.

*com Ascom Semed