Foto: Cras Área Lagunar
Os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ainda estão realizando ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama referentes a da Campanha Outubro Rosa. Na quarta-feira (26), o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Professora Cláudia Malta, localizado no Conjunto Cidade Universitária, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa realizou uma ação educativa para as usuárias da unidade, com a distribuição de brindes com marca da campanha.
De acordo com a coordenadora do Centro, Elane Santos, foram convidadas mães dos usuários do Centro para a roda de conversa.
“As assistentes sociais e a enfermeira da UBS deram informações sobre o que é o câncer mama e do colo do útero. Falaram também sobre os exames necessários que são preventivos, da rede de atendimento e do papel do SUS. É muito importante esse tipo de ação, porque muitas vezes essas mulheres não têm acesso à informação, e dessa forma conseguem se aproximar do posto de Saúde para receber as orientações corretas”, disse Elane.

O grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Área Lagunar também participou de uma ação em parceria com a Unidade Básica de Saúde Roland Simon e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) de uma ação educativa.
Segundo a educadora social do Cras Área Lagunar, Ana Cristina Lima é muito importante especialmente nesse mês, compartilhar informações sobre o câncer de mama, orientando e conscientizando sobre os cuidados com a saúde.
“Essa parceria com a USB e a Uncisal é também uma forma de proporcionar acessibilidade aos serviços de diagnóstico na rede pública de saúde contribuindo para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, disse a pedagoga.

Dona Ivonilde dos Santos, de 68 anos, gostou muito da palestra e de acordo com ela, após a palestra ficará atenta com qualquer anormalidade que possa aparecer.
“A atividade foi muito educativa e direta, reforçando os cuidados que devemos ter com nosso corpo e que devemos ficar atentas a qualquer anormalidade que apareça. Esse ano ainda não fiz a mamografia. É um lembrete para que eu vá fazer o exame. Vou fazer sim”, disse a usuária do Cras.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento mundial que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022 devem surgir 66 mil novos casos. Por isso, é importante se prevenir.
*com Ascom Semas