Colabore com o Eufemea
Advertisement

Ações de Saúde Bucal serão realizadas no Antares: “serviços para quem ficou desassistido nos últimos anos”

Na próxima semana, no período de 21 a 25 de novembro, a comunidade do Antares será mais uma localidade beneficiada com o acesso facilitado aos serviços do Programa Dentista na Comunidade. A iniciativa da Prefeitura de Maceió é realizada em parceria pelas secretarias de Saúde (SMS) e de Assistência Social (SEMAS) e tem assegurado a assistência odontológica para a população em situação de vulnerabilidade social.

“O objetivo da ação é possibilitar o atendimento nessa área aos moradores de localidades que estão fora do alcance de cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou de unidades da Atenção Primária, disponibilizando os serviços para quem ficou desassistido nos últimos anos”, ressalta a gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias.

Em cada localidade onde a ação é feita, a equipe – composta por uma odontóloga e uma auxiliar de consultório dentário – promove o atendimento diário para 20 adultos – 10 pela manhã e 10 à tarde – ou para 16 crianças – 8 por turno, dependendo da demanda de cada local. Além da avaliação bucal, são disponibilizados os serviços de extração de dentes, limpeza, profilaxia (prevenção de cáries), orientação de escovação, restauração e aplicação de flúor.

Além do atendimento básico, a equipe do Dentista na Comunidade também disponibiliza ao usuário o tratamento especializado mais adequado, caso a avaliação aponte para a necessidade dessa intervenção. A ação destaca, ainda, as orientações educativas, em especial, àquelas relacionadas ao câncer de boca.

A partir de segunda-feira (21), o consultório móvel do Dentista na Comunidade estará sediado no bairro Antares, onde permanecerá durante toda a semana no Instituto Mais Vida (Av. Menino Marcelo, nº 5.550). No local, serão atendidas as seguintes comunidades: conjuntos Alvorada I e II, Conjunto Henrique Equelman, Grota da Alegria e Vale da Esperança, além de parte dos bairros Santa Lúcia e Cambuci.

Para participar da ação é preciso informar nome e data de nascimento e apresentar o Cartão SUS, CPF e o número do Cadastro Único (NIS).

*Com Assessoria