Colabore com o Eufemea
Advertisement

Alunas que viviam em situação de vulnerabilidade social são estimuladas ao empreendedorismo em escola de Maceió

Foto: cortesia

Alunas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no Benedito Bentes, em Maceió, estão participando do Educar é Massa. Dentre as atividades do evento, está a Feira de Empreendedorimo. Um tema que tem sido desenvolvido na unidade e impactado a vida dos alunos desta modalidade de ensino

O evento, que vai acontecer nos dias 22 e 23 de novembro, no bairro histórico do Jaraguá vai reunir em um só espaço, todas as ações realizadas pelas escolas da rede municipal de ensino ao longo do ano de 2022.

Vale ressaltar que a EJAI é formada, majoritariamente, por uma população com histórico de vulnerabilidade social, que precisou interromper os estudos para trabalhar, cuidar da família e ajudar no sustento da casa.

Ciente da importância da temática no Educar é Massa, a coordenadora pedagógica da EJAI, Edja Amorim pontuou o papel da escola no evento. “A escola é um espaço de referência, de troca de experiência, de desenvolvimento de potencialidades e tem um papel decisivo na formação dos nossos alunos”.

“Frente a tudo isso, os jovens adultos e idosos têm procurado nossa escola com objetivo de melhorar a sua qualidade de vida para conquistar as condições necessárias ao perfil exigido no mercado de trabalho. Esse evento é mais uma oportunidade para a escola mostrar o trabalho dos nossos alunos”, ressaltou.

Coordenadora pedagógica da EJAI, Edja Amorim. Foto: cortesia
Coordenadora pedagógica da EJAI, Edja Amorim. Foto: cortesia

Edja revelou, ainda, que a temática do empreendedorismo tem sido trabalhado há mais de cinco anos na escola Paulo Bandeira.

“Foi através das escutas dos alunos que organizamos as nossas ações com um currículo voltado às necessidades e realidades da nossa comunidade escolar”, destacou.

Para a diretora da escola, Cristiane da Silva Costa, o tema estimula o comportamento empreendedor dos alunos.

“É um bom caminho para desenvolver competência nos nossos estudantes, como criatividade, colaboração, além de levar esse tema para além das paredes da sala de aula fazendo com que toda a comunidade se movimente e que tenha uma postura proativa, engajada e colaborativa”, pontuou.

As diversas atrações pedagógicas e culturais do Educar é Massa vão contemplar feira literária, simpósio, oficinas, contação de histórias, educação ambiental, mostra de cultura infantil, feira de inovação científica, tecnologia e sustentabilidade, socialização de práticas docente e discente com a participação ativa dos estudantes, além da feira do empreendedorismo e muito mais.

*com Ascom Semed