Colabore com o Eufemea

Artesãs da Economia Solidária se preparam para o Natal: “peças exclusivas”

Os artesãos cadastrados na Prefeitura de Maceió já estão preparados para a temporada natalina da cidade

De acordo com as informações, entre as peças natalinas que enfeitam a época do ano mais afetiva estão guirlandas em cipó, guirlandas em feltro e de tecidos, bonecos de neve, presépios e peças para montagem de presépio, Papai e Mamãe Noel, pesos de porta, enfeites para a casa e para árvore de Natal, capas de almofadas, panos de prato e vasos de planta com a temática natalina. 

Tudo é feito à mão, costurando em feltro e tecidos, usando cola e tinta em trabalhos no papelão, agulhas de crochê e de tricô em lã. Artesã há mais de dez anos, Claudete da Silva explica que já passou até 15 horas criando um dos bonecos através da técnica japonesa Amigurumi. 

“As nossas peças a gente leva tempo planejando, executando e vendo como ela vai se formando. Uma peça nunca fica igual a outra, são peças exclusivas e só quem faz com amor é que sabe o quanto essas peças são diferencias”, afirma Claudete, que participa do Grupo de Economia Solidária Mandacaru. 

Os produtos são realmente diferenciados e as técnicas usadas fazem com que cada peça seja única. A coordenadora de Economia Solidária, Salomé Holanda, explica que o que é produzido pelos artesãos não tem comparação com o produto encontrado em atacado. 

“É muito importante esse trabalho desenvolvido pelos artesãos da Economia Solidária e é mais  importante ainda que as pessoas procurem esses produtos, que são diferenciados. Numa loja, você encontra milhares e os artesãos fazem algumas e cada uma é diferente. Além da arte, ainda tem o aproveitamento de produtos que seriam jogados na natureza”, atenta a coordenadora e artesã Salomé Holanda. 

Onde encontrar 

Os grupos fazem parte da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Os espaços fixos de comercialização estão localizados no Maceió Shopping (Mangabeira) e no Pátio Shopping (Benedito Bentes) e funcionam com rodízio dos grupos em exposição. 

Para encomendas, as solicitações podem ser realizadas diretamente aos Grupos da Economia Solidária relacionados abaixo:

  • *Com Semtabes