Colabore com o Eufemea

Comerciante comemora retirada de entulhos em galerias no Benedito Bentes: “a gente não teve mais problema de alagamento”

Lidiane de Lima. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

Mais de 650 toneladas de entulho já foram retirados das galerias de águas pluviais pela Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) de Maceió, entre janeiro e outubro deste ano na capital. As equipes contam com oito caminhões de hidrojateamento, que dispõem de equipamentos da mais alta tecnologia para a desobstrução do sistema de drenagem de galerias pluviais.

Os trabalhos foram intensificados a partir de julho, quando houve aumento significativo de retirada de resíduos das galerias, saltando de 24 toneladas de lixo em junho, para 121 toneladas. Em setembro, a quantidade foi ainda maior, 147 toneladas.

Prefeitura de Maceió retira mais de 650 toneladas de entulho de galerias entre janeiro e outubro
Acúmulo de lixo dispensados em galerias é um dos grandes responsáveis por alagamentos em período de chuvas. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

O cruzamento entre as vias Estrada Duas Bocas e a Avenida Garça Torta, no Benedito Bentes é exemplo da intensificação dos trabalhos de desobstrução das galerias. Antes da intervenção o local contava com 100% das tubulações assoreadas e comprometidas. Moradores e comerciantes do local contam que agora trabalham sem medo de alagamentos durante o período de chuvas.

“Tem muito tempo que a gente vivia com esse problema do alagamento, sempre foi assim, atrapalhava todo mundo por aqui e foi esse ano que melhorou bastante por conta do serviço que fizeram de limpeza nos bueiros, a gente não teve mais esse problema de alagamento”, disse Lidiane de Lima, dona de um açougue no local.

Maria Selma mora e trabalha na região há mais de 25 anos. Ela conta que durante todo esse tempo sempre conviveu com os constantes alagamentos na frente do seu estabelecimento e só agora pode ficar tranquila durante as chuvas.

“Era horrível, qualquer chuvinha alagava tudo, entrava água na lanchonete, os carros passavam e jogavam água da rua nos nossos clientes, era muito ruim. Agora depois do serviço que fizeram no encanamento melhorou muito, fica tudo limpo, sequinho e não alaga mais”, afirmou.

A obstrução de galerias pluviais por muitas vezes é provocada pelo lançamento de lixo e entulhos nas ruas, que durante a chuva são direcionados para dentro do sistema de drenagem das vias, provocando o acúmulo de água nas ruas, como explica o coordenador-geral de Drenagem, Gabriel Rodas.

“Estamos realizando um intenso trabalho de limpeza de galerias, investindo nos equipamentos que fazem este serviço, mas é fundamental, também, que a população nos ajude fazendo sua parte, evitando jogar lixo nas vias, já que muitos alagamentos são provocados por esse lançamento de resíduos diretamente nas ruas”, concluiu.

*com Ascom Seminfra