Colabore com o Eufemea

Moradoras do Reginaldo comemoram evolução das obras do Renasce Salgadinho: “vivendo um sonho”

 O desenvolvimento de ações socioambientais, obras estruturantes e uma equipe de limpeza urbana mais presente, trazem uma nova realidade para a comunidade do Vale do Reginaldo, localizado no bairro do Poço. Quem reside no local e acompanha de perto o avanço das obras do programa Renasce Salgadinho, da Prefeitura de Maceió, já se sente contemplado com os investimentos do Município.

Para dona de casa Luzinete Maria, que mora na região há mais de 50 anos, as obras ambientais trouxeram uma nova realidade para comunidade. Sem as intervenções do Município, o local estava abandonado e servindo como um espaço para o descarte irregular de lixo. No entanto, ressalta a dona de casa, os moradores foram orientados não jogar mais o lixo inadequadamente.

“Antes dessas obras [Renasce Salgadinho], aqui no Vale do Reginaldo era cheio de lixo, entulho, animais, trazendo muita mosca e doenças, mas quando as obras da Prefeitura de Maceió iniciaram, tudo mudou e já nos beneficia. A gente não vê mais aquela quantidade de lixo e as equipes do Município passam de porta em porta para nos informar sobre o uso correto do lixo”, ressalta Luzinete Maria.

Residindo há 20 anos no Vale do Reginaldo, Silvana Ferreira destaca que nunca viu atenção das gestões municipais no local. “Estamos presenciando um cuidado muito grande com nós moradores e com a nossa comunidade do Reginaldo. Agora temos as obras ali na ponte para melhorar a estrutura do riacho, temos uma limpeza mais frequente, há mais organização e também estamos recebendo pavimentação. É só coisa boa. Parece que estou vivendo um sonho”.

Mãe de duas filhas, Silvana Ferreira conta, ainda, que a escola tem direcionado conteúdos para os alunos sobre preservação do meio ambiente

“Minhas filhas aprenderam bastante coisa, entre elas, que é preciso cuidar da natureza e descartar o lixo no local correto para que ele não vá parar no mar”, explica Silvana. 

O sistema, que segue em construção no Vale do Reginaldo, contará com uma tecnologia de baixo custo e de fácil manutenção que irá contribuir de maneira direta na depuração inicial do esgoto que chega no Riacho do Reginaldo, por meio do Riacho do Pau D’arco. Quatro jardins filtrantes já estão concluídos, cada um com 12,00 metros de comprimento e 3,00 metros de largura.

Obras do Renasce Salgadinho já mudam a realidade ambiental no Vale do Reginaldo. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Obras do Renasce Salgadinho já mudam a realidade ambiental no Vale do Reginaldo. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

*Com Assessoria