Colabore com o Eufemea
Advertisement

Árvore de natal 100% reciclável é instalada no Poço: “reeducar o cidadão para o cuidado ambiental”, diz gerente

Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Com a proximidade do natal, diversos bairros da capital começam a receber decorações. A Prefeitura de Maceió, por meio do projeto Renasce Salgadinho, instalou e ascendeu, no início da noite desta quarta-feira (14), uma árvore de natal totalmente reciclável, no Vale do Reginaldo, no bairro do Poço. 

A árvore, que possui 5 metros de altura e conta uma linda iluminação em LED, pode ser admirada por quem passa pela Ladeira Geraldo Melo. O equipamento decorativo foi feito com mais de 1800 garrafas PET, que caso não fossem reaproveitadas, teria um descarte irregular e acabaria indo parar no riacho e córregos da região. 

Antes, o material utilizado foi higienizado, e recebeu a decoração necessária, para que posteriormente fosse colocado no suporte de ferro, e assim, a instalação fosse executada na frente do canteiro de obras. 

“A maioria desses materiais, que utilizamos na construção da árvore, foram recolhidos em atividades que desenvolvemos nas escolas, como por exemplo, as gincanas. A reutilização desses itens é parte do processo de reeducar o cidadão para o cuidado ambiental. É uma iniciativa muito interessante, pois com essa árvore, a gente valoriza a comunidade do Vale do Reginaldo e reforça mais uma vez que sim, é possível reaproveitar os resíduos que são descartados”, disse Ingrid Mello, gerente ambiental da Unidade Gestora do Programa (UGP).

Renasce Salgadinho 

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

*com Ascom UGP