Foto: Cortesia
O grupo das Capoeiristas Formosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pitanguinha encerrou as atividades de 2022 com a última roda de capoeira do ano. O coletivo de capoeiristas trabalha na perspectiva de incluir os idosos na prática da capoeira.
Com a reforma do Cras Pitanguinha e da quadra da unidade, agora o grupo de idosos tem um espaço mais apropriado para aulas de Capoeira e Maculelê.
Ao todo, o grupo conta com 38 participantes da melhor idade que são praticantes da capoeira. Severina Lopes, 66 anos, participa do grupo de capoeira, desde sua fundação em 2018 e contou que o Serviço de Convivência deu a ela a oportunidade de visitar a Orla Marítima de Maceió e seus pontos turísticos.
Segundo o professor Ivanildo Antônio, conhecido como Mestre Besourão, a última atividade do ano teve uma comemoração, que foi a nova estrutura física da unidade.
“Também tivemos palestras e rodas de conversas com mestres convidados, como o mestre Claudio Severo, que é padrinho de corda do grupo”, disse.
Mestre Besourão ainda falou do sucesso do grupo e como foi o ano de 2022. “Durante o ano conseguimos colocar o grupo em atividades no Cras e fora da unidade, com visitas e apresentações em espaços públicos, e de lazer da cidade”.
“Além de apresentar o trabalho das participantes, elas também conheceram melhor a cidade de Maceió e seus pontos turísticos. Esse ano foi marcado também pela chegada de novos integrantes, porque o trabalho está sendo bem visto pela comunidade, quebrando tabus e preconceitos”, pontuou.
Em 2023, pessoas da região que quiserem participar do grupo das Capoeiristas Formosas, o Centro de Referência de Assistência Social Pitanguinha, fica na Rua Cônego Tobias, S/N, no bairro Pitanguinha. Para mais informações sobre essas e outras atividades é só ligar para o (82) 3312-5955.
*com Ascom Semas