Colabore com o Eufemea

Em 2022, 70% dos estudantes dos 5º anos foram alfabetizados: “o resultado é um avanço”

Diversas ações pedagógicas e projetos foram desenvolvidas na rede pública de ensino de Maceió, em 2022, para fomentar o processo de aprendizagem, tendo a alfabetização em sala de aula um dos cernes principais das atividades executadas ao longo deste ano.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliane Medeiros, 70% dos estudantes dos 5º anos estão totalmente alfabetizados.

Para a coordenadora, o resultado é um avanço, já que no primeiro semestre do ano, apenas 54% dos alunos matriculados estavam alfabetizados, tendo em vista as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, as enchentes e as fortes chuvas que caíram na cidade. 

Já nos 4º anos, 60% dos alunos estão alfabetizados e 65% das crianças dos 3º anos estão nos níveis silábico-alfabético e alfabético, com indício de crescimento. Nos 1º e 2º anos, cujos alunos são oriundos da Educação Infantil, os resultados foram considerados excelentes, já que 52% estão nos níveis alfabético e silábico-alfabético.

“Essa ação estratégica da Semed é muito importante pois consegue identificar as turmas que avançaram e turmas com pouco avanço no processo de alfabetização e, deste modo, aponta onde podemos atuar para resolver a estagnação”, explicou Juliane Medeiros.

Os dados apresentados por Juliane Medeiros são oriundos do mapeamento dos níveis de base alfabética dos estudantes da rede pública de Maceió, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, que vêm sendo observados nas escolas municipais, desde o início de 2022, por meio de acompanhamento pedagógico, visitas técnicas, entrevistas e a aplicação de questionários. Famílias, comunidade escolar e estudantes participaram da coleta de dados. 

*Com Assessoria