Colabore com o Eufemea

Castramóvel realiza atendimento exclusivo para felinos no Benedito Bentes; coordenadora explica como tutores podem ser beneficiados pela ação

 Foto: Ascom GGI-CA

Nesta segunda-feira (9), pela primeira vez, o Programa Saúde da Gente Pets, realizou cirurgias de castração exclusivas para felinos. A ação contou com a realização de 14 procedimentos cirúrgicos, sendo realizados pelo Castramóvel, que estacionou no Alto da Alegria, no bairro Benedito Bentes. A iniciativa é do Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para a Causa Animal (GGI-CA), em parceria com o Programa Saúde da Gente Pets.

A programação consiste na castração de felinos, triados nas consultas do programa, uma vez por semana, durante este mês de janeiro. A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, explicou como funciona o fluxo  deste trabalho integrado. 

“Os médicos-veterinários do Programa Saúde da Gente Pets são responsáveis por selecionar os tutores, que deverão ir com seus felinos para as localidades escolhidas, na data e horário marcados para as cirurgias. Hoje começamos a desenvolver esse trabalho que chega para ampliar as ações voltadas à saúde dos animais de Maceió”, informou.

Os critérios para seleção de felinos, estipulados pela equipe de veterinários, compreendem idade de 8 meses a 5 anos e estar saudável, depois de realizados os exames clínicos. No dia do procedimento, os tutores devem seguir as orientações de levar os animais em jejum, ser levado em caixa de transporte individual e portar colar ou roupa cirúrgica. Estes pontos são necessários para assegurar a saúde dos animais durante as castrações. 

A médica-veterinária, Larissa Rocha, ressaltou como foram realizados os trabalhos. “Hoje pudemos realizar as castrações dos felinos atendidos no Saúde da Gente Pet. Esse trabalho, em conjunto, fortalece o nosso foco em saúde pública, visando atender um número maior de animais, com atendimento clínico veterinário, vermifugação, vacinação e castração”, informou. 

A tutora Quitéria Pereira levou sua gatinha Nina para ser atendida. “Essa ação foi maravilhosa. A castração é cara, eu não teria condições e essa ajuda que a Prefeitura está dando para os animais está sendo muito boa. Nunca tinha visto nada parecido, só tenho que agradecer à equipe e ao Prefeito JHC”, pontuou.

*com Ascom GGI Causa Animal