Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
As eleições para o biênio 2023/2025, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), aconteceu nesta segunda-feira (23), na sede do conselho no Shopping Miramar no bairro Barro Duro. Ao todo, oito vagas serão preenchidas por organizações da sociedade civil que atuam na promoção e defesa dos direitos ou no atendimento à pessoa idosa, comprovadamente sem fins lucrativos e que desenvolvam suas atividades em Maceió.
A integrante da comissão eleitoral do CMDPI, Alcione Fabiana, falou sobre como o processo eleitoral se deu e como foi o dia de eleição na sede do Conselho.
“Foi aberto um edital para inscrição das instituições da sociedade civil que desejavam fazer parte do CMDPI de Maceió. Teve então um cronograma para entregas de documentos, recursos e todas as condições que o edital previa. Hoje, percebemos uma tranquilidade, as instituições se articularam para garantir suas vagas, dentro da normalidade e das regras”, colocou Alcione.
A presidente da Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas, Liziane Medeiros, destacou a importância da união das instituições para o fortalecimento dos direitos da pessoa idosa. “A importância que existe, em continuar participando do Conselho, vem da necessidade de fortalecer o CMDPI e garantir os direitos da pessoa idosa”.
Quem também participou da eleição foi o Sindicado dos Psicólogos de Alagoas. O psicólogo e presidente da instituição, Benedito Cedrim, falou sobre a necessidade de olhar pela saúde mental da pessoa idosa.
“O trabalho do psicólogo é um trabalho amplo, que vai da criança, até a pessoa idosa. E nós vemos que as pessoas idosas, hoje, são esquecidas pela sociedade, sendo desassistidas. Então, o sindicato está à procura desse espaço no Conselho para ajudar toda a comunidade”, destacou Benedito Cedrim.
As eleições para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), terá seu resultado divulgado no Diário Oficial do Município.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa zela pela qualidade de vida e segurança dos idosos no município de Maceió e tem a função também de fiscalizar e orientar os gastos e a prestação de contas das Instituições de Longa Permanência da Pessoa Idosa, que recebem recursos orçamentários e financeiros do Município.
*com Ascom Semas