Colabore com o Eufemea
Advertisement

Empoderamento e saúde mental: Mulheres se unem para Carnaval sem assédio em AL

O pré-Carnaval 2023 de Alagoas abre alas para alegria unida à informação em relação ao protagonismo feminino, pautado pelo Bloco Café Delas, que chega para sua segunda edição, em Arapiraca e também em Maceió, nos dias 04 e 11 de fevereiro. 

De acordo com as informações, o bloco procura instruir e levantar algumas bandeiras de suma importância para a atualidade, como o combate a violência contra a mulher, o empoderamento, saúde mental e outros temas correlatos, em meio a alegria e entretenimento das festividades.

Ainda conforme as informações, na concentração do bloco haverá entrega de material educativo relacionado a pauta de segurança para as mulheres, além de um carro de apoio durante todo o percurso e ações de intervenção com com frases da campanha NÃO É NÃO e SAÚDE MENTAL – com foco na folia educativa.

O bloco Café Delas surgiu no ano de 2020, como proposta de compor as prévias carnavalescas, da maior gama de municípios alagoanos possível, sua estreia foi na cidade de Arapiraca-AL. O bloco tem em seu cerne o feminino, a ideia se perpetuou e o bloco introduziu de forma inédita no Estado de Alagoas a campanha nacional contra o assédio – “NÃO É NAO”. Em 2023, além da campanha, o bloco inclui a pauta da saúde mental e realizará homenagem à Nise da Silveira, mulher alagoana, médica e referência na psiquiatria nacional.

A campanha teve início no ano de 2017, na cidade do Rio de Janeiro e hoje está presente nas principais prévias e festas de carnaval do país, em Alagoas fora trazida pelo Bloco Café Delas e todas as inciativas de prevenção e combate à violência contra mulher trazida pelo modelo empreendedor e educativo da microempresária e Psicóloga Diana Moura.

No dia 04 de fevereiro, o bloco toma conta da tradicional Folia de Rua de Arapiraca. 

Já na semana seguinte, no dia 11 de fevereiro, o Café Delas se junta ao Pinto da Madrugada para realizar sua ação festiva na Orla de Ponta Verde-Pajuçara. São esperadas cerca de 200 pessoas em cada município. Na cidade de Arapiraca, o bloco entrará com sua camisa oficial que terá um custo simbólico, já na cidade de Maceió, as pessoas poderão usar a mesma blusa ou irem fantasiadas.