Colabore com o Eufemea

Emprega Mulher: “Com essa capacitação passos maiores podem ser dados”, diz primeira-dama de Maceió

Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió entregou, nesta quinta-feira (26), o certificado de formação para as maceioenses que participaram do Programa Emprega Mulher. A primeira-dama de Maceió, Marina Candia, também esteve presente na solenidade.

O foco do programa é promover autonomia econômica e financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social e o enfrentamento à violência doméstica, através da capacitação e qualificação profissional, empregabilidade e geração de renda.

Já são mais de 800 mulheres beneficiadas com formação e capacitação em diversas áreas, como costureiras, manicures e pedicures, depiladoras, camareiras de hospedagens, maquiadoras, doceiras, pizzaiolas e salgadeiras. Os cursos, que são gratuitos, são ofertados em parceria com o Senai.

Maria Lúcia dos Santos foi uma das formandas e contou da oportunidade de participar do curso. Ela participou de dois cursos, de corte e costura e cerâmica.

“Eu sou autônoma, vendo frangos, mas precisava aprender a fazer mais alguma coisa para me sentir mais útil. O Emprega Mulher chegou em boa hora e sempre indico para minhas amigas, porque o programa está nos valorizando”, disse.

Márcia da Silva fez o curso de almoxarife e relatou que participar do programa garantiu uma oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho. “O que aprendi no curso vou levar para minha vida. Graças ao curso consegui trabalhar. Gostei muito do curso e recomendo para outras mulheres”, afirmou.

A primeira-dama de Maceió ressaltou que com a capacitação o Município deu a oportunidade para que as mulheres tenham independência financeira e empoderamento. “Hoje é um dia lindo, histórico e me sinto muito feliz em estar aqui com vocês. Hoje estamos aqui para celebrar o poder que vocês conquistaram ao decidir se profissionalizar.”

“O conhecimento tem o poder de nos libertar de muitas amarras, e quando vocês decidiram trilhar o próprio caminho e conquistar a independência financeira estão inspirando outras mulheres. Todas vocês sabem a dificuldade em entrar e retornar ao mercado de trabalho, mas com essa capacitação passos maiores podem ser dados”, discursou Marina.

Além de ofertar os cursos, o Município também garante passagem gratuita de ônibus para que as mulheres possam se deslocar até o local para estudar. Até novembro de 2022, o Município investiu R$25.962 em 7.750 viagens de ida e volta, para garantir o comparecimento de todas as inscritas do começo ao fim dos cursos.

A coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes destaca que a formatura entrega autonomia para 800 mulheres. “Hoje estamos aqui com uma imensa felicidade na formatura do Emprega Mulher. Chegamos a marca de 800 mulheres capacitadas. Estamos vivendo um momento lindo para elas”, afirmou.

*com Secom Maceió