Colabore com o Eufemea

Gestores escolares participam de encontro sobre Aprendizagem Criativa em AL: “aluno como protagonista”, diz gerente

Foto: Thiago Ataíde/Ascom Seduc

A Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove um encontro com todos os gestores escolares da rede estadual nesta sexta-feira (27), às 9h, par apresentar o conceito da Aprendizagem Criativa, que deve reger o calendário das ações escolares durante o ano letivo de 2023.

A abordagem pedagógica defende a criação de ambientes educacionais mais lúdicos, onde os estudantes possam aprender de forma estimulante e descontraída, fazendo o uso das mais diversas tecnologias.

O encontro acontece no Centro de Convenções de Maceió, no bairro do Jaraguá, com a presença do secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, e da secretária executiva de Gestão da Rede Escolar, Roseane Vasconcelos.

À frente da organização do evento, a gerente do Núcleo Estratégico de Inovação e Tecnologia na Educação (Neite), Andrea Maciel, avalia que o encontro com os gestores será o pontapé inicial para a implantação da abordagem pedagógica em toda a rede estadual. “A Aprendizagem Criativa tem sido amplamente estudada e aplicada no mundo inteiro”.

“Em Alagoas, nós já percorremos um caminho com essa abordagem, desde 2016, com formações e experiências práticas introduzidas em nossa vivência de ensino-aprendizagem. Então, este ano, a nossa expectativa é que a Aprendizagem Criativa esteja em toda a nossa rede estadual, tanto na prática dos nossos docentes e gestores, para facilitar a aprendizagem e colocar o aluno sempre como protagonista”, destacou.

Inicialmente a programação conta com uma palestra direcionada aos gestores escolares, com mediadores convidados e representantes da Rede Brasileira da Aprendizagem Criativa – RBAC. Posteriormente, 75 gestores previamente selecionados participarão de oficinas formativas que deverão promover a experiência da abordagem criativa na prática docente.

Com apoio da Rede Brasileira da Aprendizagem Criativa (RBAC), a rede estadual alagoana tem participado de diversos programas de fomento à iniciativa, como o programa Escolas Criativas e o Festival de Inovação e Criatividade (FIC). Diante disso, após experiências exitosas, em 2023 a Aprendizagem Criativa passará a ser trabalhada integralmente nas escolas como fomento de um ensino inovador e maior engajamento estudantil.

*com Ascom Seduc