Colabore com o Eufemea

Pela primeira vez, mulher é escolhida para ocupar cargo de administradora de Fernando de Noronha, em Pernambuco

Foto: Assessoria

Indicada pela Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) Thallyta Figueiroa foi escolhida para o cargo de administradora de Fernando de Noronha, no estado. Esta é a primeira vez qyue uma mulher desempenha a função. Na sexta-feira (13), os deputados estaduais aprovaram a nomeação.

A adiministradora passou por uma sabatina na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O plenário da Casa vota a nomeação dela nesta terça-feira (17).

Durante a sabatina, Thallyta disse que vai se empenhar para resolver com urgência os problemas no aeroporto do arquipélago. Também prometeu melhorar a situação das estradas vicinais da ilha para evitar problemas de deslocamentos durante o inverno. A nova gestora também afirmou que vai se empenhar para reduzir o volume de resíduos sólidos em Noronha.

Ao falar para os deputados, Thallyta Figueiroa afirmou que a sua experiência para o posto foi questionada por várias pessoas. Por isso, ela dedicou a maior parte do tempo a detalhar sua atuação em cargos públicos na prefeitura de Caruaru.

“Me disseram muitas vezes que Noronha tem muita complexidade. A complexidade não assusta todo mundo, não. Tem gente que gosta. Eu, talvez, seja uma dessas”, afirmou.

Durante a sabatina, oito deputados fizeram perguntas à futura administradora da ilha. As perguntas mais duras partiram do deputado Diogo Moraes, do PSB, partido que fará oposição à gestão Raquel Lyra (PSDB).

Em seus 11 questionamentos, Diogo pediu detalhes sobre os planos de Thallyta sobre a retomada dos serviços de parto na ilha, sobre os problemas de saneamento e sobre a lei que exige que carros de combustão deixem de ser usados no arquipélago a partir de agosto deste ano.

Thallyta disse não ser capaz de responder às perguntas dos deputados no momento, mas afirmou que está aberta a aprender e se colocou à disposição para conversar com os parlamentares no futuro para detalhar os projetos. “A governadora assumiu há 13 dias, eu ainda nem assumi”, justificou.

Presidente da comissão e relator da indicação da administradora, o deputado Waldemar Borges (PSB) fez questão de registrar o incômodo com a falta de resposta para os questionamentos e disse que os temas serão acompanhados de perto pelos parlamentares.

Histórico

Thallyta é graduada em Administração, com MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos, e pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Ela presidiu a Central de Abastecimento e foi secretária executiva de Desenvolvimento Rural e, depois, secretária de Desenvolvimento Rural em de Caruaru, no Agreste, durante as gestões de Raquel Lyra como prefeita (2017-2020 e 2021-2022).

Thallyta substituiu o ex-administrador interino da ilha, Jorge Araújo, que é servidor público e ocupou a função entre agosto de 2022 e janeiro de 2023.

Fernando de Noronha

Noronha pertence a Pernambuco desde que foi descoberta, em 1503. O governo do estado só não teve domínio de Noronha por 46 anos, entre 1942 e 1988, quando o arquipélago foi um território federal.

Nesse período, Fernando de Noronha passou por diversas gestões: de 1942 a 1981 foi de responsabilidade do Exército; entre os anos de 1981 e 1986 foi gerida pela Aeronáutica; entre 1986 e 1987 teve gestão das Forças Armadas (ENFA); de 1987 a 1988 foi administrada pelo Ministério do Interior.

Fernando de Noronha foi reanexada ao estado de Pernambuco quando foi promulgada a Constituição Federal de 1988.

*com G1 PE