Durante o período carnavalesco, é comum o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Mas, quando a festa acaba, o problema sempre vem no dia seguinte com a famosa ressaca. Dor de cabeça, desidratação, enjoo, diarreia e cansaço são algumas das principais queixas dos foliões.
Icléa Rocha, nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, explica o que provoca o mal-estar e dá dicas para curar os sintomas provocados pelo excesso de bebidas. Ela também chama atenção para a importância de manter uma alimentação equilibrada e reforça o papel da hidratação para manter o organismo sempre saudável.
Entenda como a ressaca é provocada
A ressaca nada mais é que um conjunto de sintomas provocados pela intoxicação, que acontece quando é ingerida uma alta quantidade de álcool no organismo. “Para absorver e metabolizar essa substância, o organismo tem que se desdobrar e, por isso, acaba sobrecarregando todos os órgãos envolvidos no processo, principalmente o fígado”, explica.
Comer antes de beber, e ingerir muita água antes, durante ou depois de consumir álcool são dicas úteis que podem evitar a sensação de mal-estar que, depois de instalada, requer o consumo de muita água, sucos e frutas para repor os nutrientes, vitaminas, minerais e fibras perdidos durante a folia.
A importância da hidratação
“Aposte na hidratação, não apenas na água mineral, mas também água de coco e sucos naturais. Frutas que ajudam a repor os eletrólitos, que são os minerais responsáveis pelo transporte da água no nosso organismo, como mamão, melancia, limão, melão e abacaxi, também são excelentes opções”, ressalta a nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica.
Além da hidratação, a especialista também reforça a importância de uma dieta saudável e equilibrada, com o consumo de alimentos integrais, folhas e hortaliças, como alface, agrião e pepino, que podem até servir como base para sucos detox.
Confira as dicas da nutricionista:
• Dormir pelo menos 8 horas por noite pode ajudar na recuperação do organismo;
• Hidratação
• Dieta equilibrada
• Alimentação equilibrada
• Pratique atividades físicas de intensidade leve a moderada;
• Não tome medicamentos sem prescrição médica;
• Melhor do que curar a ressaca é evitá-la: beba com moderação.
*Com Assessoria