Colabore com o Eufemea

Alagoana engaja campanhas às vítimas dos terremotos na Turquia e Síria: “ajudar e sensibilizar “

Foto: Arquivo Pessoal

A designer alagoana Natália Belém, 27 anos, tem se engajado nas campanhas humanitárias para ajudar as vítimas dos terremotos, que já tiraram a vida de mais de 37 mil pessoas na Turquia e na Síria. Ela utiliza as redes sociais para pedir ajuda, divulgar os meios seguros de doação e compartilhar informações.

Durante o desfile do Pinto da Madrugada, no sábado (11), Natália distribuiu bilhetes de próprio punho com pedidos de ajuda às vítimas e para divulgar os canais para doação.

“Não é porque estamos longe, ou em momento de festa, como o Carnaval; não é porque moramos em um país tropical, que não está em cima de encontros de placas tectônicas, que não podemos ajudar e nos sensibilizar com a dor e a perda de nossos irmãos”, pondera Natália.

Natália distribuiu bilhetes pedindo ajuda às vítimas do terremoto durante o desfile do bloco Pinto da Madrugada

A ligação da designer alagoana com a Turquia cresceu desde quando decidiu estudar o idioma turco.

“Eu comecei apenas assistindo séries turcas e, hoje, sou apaixonada pelo povo e a cultura turca. As pessoas que me conhecem, já me associam logo à Turquia”, revela.

Natália conta que conhece pessoas daquele país, segue perfis em redes sociais e assiste ao noticiário local.

“Quando acordei na segunda-feira (6), foi um susto pra mim, até pra entender tudo o que estava acontecendo. E nos stories, muitos endereços, muitos pedidos de socorro e aí foi caindo a ficha de que eram endereços das pessoas soterradas! Eram muitos mesmo e ainda são. Isso é desesperador”, lamenta.

Ela conta que está acompanhando o trabalho desenvolvido pelo grupo de voluntários da Humus – Brasil (@humus_br). A Associação atua em comunidades situadas em áreas de risco de desastres relacionados a eventos naturais extremos. Também estiveram engajados nas buscas em Brumadinho (MG).

“Eles viajaram para Turquia para ajudar nas buscas. Eu os conheci por meio do @mashallando. As meninas estão muito engajadas com toda a situação e sendo ponte de muitas ajudas. Descobri hoje também a @pelodialogo. A Embaixada da Turquia e a da Síria também estão arrecadando. A Infraero está com ponto de doações de roupas e agasalhos nos aeroportos gerenciados por ela”.

Ligação da designer alagoana com a Turquia cresceu desde quando decidiu estudar o idioma turco: “As pessoas que me conhecem, já me associam logo à Turquia”

Outra instituição citada por Natália é a AHBAP, organização não governamental que atua por meio de campanhas de arrecadação.

“Estamos longe, mas podemos ajudar!”, apela.

*Com Alagoas Notícia Boa