Colabore com o Eufemea

Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste vai funcionar 24 horas durante o Carnaval para acolher vítimas de violência sexual

 Foto: José Gabriel

Para acolher as vítimas de violência sexual, a Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, vai funcionar durante o Carnaval, 24 horas por dia. Na unidade hospitalar, a assistência às vítimas de violência sexual conta com equipe multiprofissional nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Medicina e Enfermagem, além da realização de exames periciais, como corpo de delito e de conjunção carnal, por técnicos do Instituto Médico Legal (IML).

O HEA acolhe pacientes provenientes da II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

“Todo este trabalho será reforçado durante o Carnaval por ser um período de muitas aglomerações e ingestão de bebidas alcoólicas, o que potencializa situações de risco em relação à violência sexual”, explicou a psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás.

A chamada “Operação Carnaval” é uma ação integrada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF).

Fluxo

Como o Hospital de Emergência do Agreste é porta aberta para acolher vitimas de violência sexual, Yanna Albuquerque considera muito importante este tipo de atendimento.

“Resguarda aspectos de saúde física, psíquica e social da vítima, realizando a escuta diferenciada com a oportunidade de validarmos e ressignificarmos um sofrimento que, muitas vezes, já vem acontecendo há bastante tempo, quebrando um ciclo de violências. Através dessa porta de entrada e notificação, buscamos meios para que a vítima possa ser assistida também em outros espaços de saúde. O hospital faz, ainda, acompanhamento médico e psicológico de acordo com as necessidades do paciente acolhido”, disse Yanna.

*com Assessoria