Colabore com o Eufemea

Caso Janaína Bezerra: Justiça torna réu mestrando acusado por estupro e assassinato de estudante de jornalismo no Piauí

A Justiça do Piauí aceitou a denúncia contra o estudante de mestrado em matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, pelo estupro e assassinato da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, na Universidade Federal do Piauí, em Teresina. Thiago será julgado pelo Tribunal Popular do Júri.

O crime aconteceu entre a noite do dia 27 de janeiro de 2023 e a madrugada do dia seguinte, 28. Thiago Barbosa foi denunciado por homicídio com duas qualificadoras: meio cruel e feminicídio; e outros três crimes: estupro de vulnerável, fraude processual e vilipêndio de cadáver.

O Ministério Público do Piauí denunciou o então acusado no dia 13 de fevereiro. A denúncia foi recebida pela Justiça no dia 17 de fevereiro e Thiago Barbosa foi citado no dia 24 de fevereiro.

“A partir dessa data ele tem dez dias para apresentar a defesa dele. Nisso, ele pode arrolar testemunhas, requerer exames, perícia… Estamos esperando o que ele vai apresentar e quando isso acontecer o processo volta para a gente e, chegando aqui, no outro dia volta [para a Justiça]”, informou o promotor de João Mendes Benigno Filho.

Em seguida, o juiz encarregado marcará a audiência de julgamento e instrução. Dois laudos, o do exame toxicológico da vítima e do acusado e o da análise do material genético do acusado, ainda estão sendo aguardados para compor o processo.

O promotor afirmou que não restam dúvidas de que Thiago Barbosa cometeu os crimes. “Se ele foi denunciado é porque achamos todas as provas contra ele. Provas suficientes para determinar a autoria”, disse.

Para Benigno Filho, embora o réu seja primário [que não tem sentença definitiva por nenhum crime], algo que pode reduzir sua pena, é preciso analisar os detalhes do caso e a forma como os crimes foram praticados.

*Com G1 Piauí