Colabore com o Eufemea

Maceió define nova estratégia para aplicação das vacinas Tríplice Viral e Hepatite B; gerente de imunização explica

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) passa a adotar, a partir desta segunda-feira (6), uma nova estratégia de distribuição das vacinas Tríplice Viral e Hepatite B para o primeiro trimestre de 2023, sendo definidos grupos prioritários para vacinação. A medida tem o objetivo de otimizar o uso dos imunobiológicos disponíveis devido ao desabastecimento por parte do Ministério da Saúde.

De acordo com a Gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, a nova estratégia foi adotada com base em uma Nota Informativa emitida pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Sesau informando o estoque crítico de vacinas.

“A medida deve durar até que até os estoques sejam regularizados e visa garantir que os grupos prioritários continuem tendo acesso a esses imunizantes”, destaca.

A vacina Tríplice Viral está disponível de segunda a sexta-feira nas seis Unidades de Saúde de Referência nos dias especificados para o público-alvo que são crianças menores de dois anos de idade para esquema vacinal de rotina, situações de bloqueio vacinal seletivo e profissionais de saúde de qualquer idade.

Confira locais onde é disponibilizada a vacina Tríplice Viral:

US Aliomar Lins (Benedito Bentes) – Segunda-feira – 8h às 20h30;

US Pitanguinha – Terça-feira – 8h às 20h30;

US José Guedes de Farias (Santa Amélia) – Quarta-feira – 8h às 20h30;

UDA UFAL (Village Campestre II) – Quinta-feira – 8h às 17h;

II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) – Quinta-feira – 8h às 17h;

US João Paulo II (Jacintinho) – Sexta-feira – 8h às 17h.

Já a vacina Hepatite B está disponível de segunda a sexta-feira para o seguinte público-alvogestantes, recém-nascidos até 30 dias, vítimas de acidentes com material biológico positivo ou fortemente suspeito de infecção por hepatite B e vítimas de violência sexual. O imunizante será aplicada nos seguintes locais:

UBS Ib Gatto (Tabuleiro do Martins) – 8h às 18h30;

US Durval Cortez (Prado) – 8h às 20h30;

US Hamilton Falcão (Benedito Bentes) – 8h às 20h30;

US II Centro (Praça da Maravilha, Poço) – 8h às 17h.

A vacina de Hepatite B permanece sendo disponibilizada para a vacinação dos recém-nascidos nas Maternidades conveniadas ao SUS antes da alta.

*com Ascom SMS