A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) participou, nesta sexta-feira (3), da entrega de kits agrícolas para mulheres agricultoras da Associação de Produtoras Agroecológicas da Zona da Mata de Alagoas (Aproagro).
A doação, feita pela Codevasf, foi viabilizada pela Semudh e beneficia 50 famílias de Branquinha, Murici, Messias e União dos Palmares. A entrega aconteceu no Assentamento Zumbi dos Palmares, situado no município de Branquinha.
Os kits distribuídos são constituídos por carrinhos de mão, enxadas, cavadeiras, pás, facões e equipamentos de proteção individual e servirão para fomentar a agricultura feminina e familiar, promovendo a produção de frutas, verduras, legumes e hortaliças livres de agrotóxicos.
Para a militante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Crísea Cristo, a entrega dos kits irá proporcionar o fornecimento de alimentos saudáveis para as famílias alagoanas. “Essas doações são muito importantes porque são as mulheres camponesas que estão produzindo alimentos para alimentar o campo e a cidade. Isso é o resultado da luta cotidiana pela agricultura familiar”.
Além de estimular a agroecologia e estimular a economia da região da Zona da Mata, as doações também visam garantir a autonomia financeira das mulheres do campo. O incentivo à independência feminina é de extrema importância no enfrentamento à violência de gênero.
“A dependência financeira é um dos motivos que impedem a mulher que sofre violência doméstica, de se desvencilhar do seu agressor. Portanto, a agricultura feminina é importantíssima para que as mulheres camponesas conquistem sua independência financeira e que não entrem nem fiquem presas em um ciclo de violência”, explicou a secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva.
Assim como a APROAGRO, outras organizações que promovem a agricultura familiar em municípios alagoanos também serão beneficiadas com a doação de kits agrícolas nos próximos dias.
*Com Assessoria