Colabore com o Eufemea
Advertisement

Pernambucana tira nota mil na redação do Enem 2022: “sempre fui a nerd da família”

Foto: Arquivo pessoal

A pernambucana Carina Moura, de 18 anos, tirou a nota máxima (1.000 pontos) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os boletins de desempenho foram divulgados nesta quinta-feira (9).

Ao G1, ela conta que vivia faltando na escola no ano passado, justamente quando estava prestes a concluir o ensino médio na rede privada de Limoeiro (PE). Não, ela não “matava aula” para ir a festas ou dormir até mais tarde: queria apenas estudar sozinha, focando na escrita de dissertações.

“Como o colégio fazia bastante revisão, eu preferia ir só para as aulas dos assuntos em que tinha mais dificuldade. Viviam ligando para a minha mãe, reclamando que eu faltava muito. Eu explicava para ela que estava estudando”, conta Carina. “Sempre fui a nerd da família.”

A própria Carina explica que precisou ter muita disciplina para que seu tempo de estudos (inclusive aos sábados) fosse proveitoso. “Sempre fui meio autodidata, mas é difícil. Eu só parava para treinar, logo depois do almoço, e para dormir. Fazia simulados e cursinho on-line”, diz.

Agora, a aluna aguarda a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para se inscrever em vagas de medicina.

“Fiquei tão feliz com a nota mil que sinto como se eu tivesse passado na faculdade. Me tremi todinha! Acordei meus pais [quando vi o resultado], e ficamos a madrugada em claro. É uma euforia muito grande”, relata.

Ao escrever a redação com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, Carina caprichou nos repertórios culturais.

*Com G1 PE