Primeiro coletivo formado por mulheres negras assume vaga na Câmara de Vereadores do Recife

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Tomaram posse, nesta quarta (1º), três novos vereadores do Recife. Na sessão que marcou a abertura do ano no Legislativo, eles assumiram os mandatos de parlamentares que foram eleitos deputados estaduais em 2022 (veja vídeo acima). Pela primeira vez, a Câmara da capital pernambucana conta com um coletivo formado por mulheres negras.

O mandato Pretas Juntas (PSOL) é formado por Elaine Cristina e Débora Aguiar. O colegiado ocupa a vaga da vereadora mais votada de 2020, Dani Portela (PSOL).

Elaine Cristina, das Pretas Juntas, disse que o dia foi histórico para pessoas que tiveram os direitos negados historicamente. Ela falou em nome do coletivo dizendo que vai legislar com base na experiência como mulheres negras.

“Somos a junção da força que só as mulheres mães desta cidade conhecem. Aquelas que acordam cedo para levar seus filhos para a escola e correr para o trabalho, já tendo realizado todas as tarefas domésticas. Nós, mulheres negras, vivemos o transporte público, o SUS, a educação e a assistência social. Por isso, sabemos o que precisamos fazer para melhorar a vida das pessoas dessa cidade”, disse.

*Com G1 PE