Colabore com o Eufemea

Primeiro coletivo formado por mulheres negras assume vaga na Câmara de Vereadores do Recife

Tomaram posse, nesta quarta (1º), três novos vereadores do Recife. Na sessão que marcou a abertura do ano no Legislativo, eles assumiram os mandatos de parlamentares que foram eleitos deputados estaduais em 2022 (veja vídeo acima). Pela primeira vez, a Câmara da capital pernambucana conta com um coletivo formado por mulheres negras.

O mandato Pretas Juntas (PSOL) é formado por Elaine Cristina e Débora Aguiar. O colegiado ocupa a vaga da vereadora mais votada de 2020, Dani Portela (PSOL).

Elaine Cristina, das Pretas Juntas, disse que o dia foi histórico para pessoas que tiveram os direitos negados historicamente. Ela falou em nome do coletivo dizendo que vai legislar com base na experiência como mulheres negras.

“Somos a junção da força que só as mulheres mães desta cidade conhecem. Aquelas que acordam cedo para levar seus filhos para a escola e correr para o trabalho, já tendo realizado todas as tarefas domésticas. Nós, mulheres negras, vivemos o transporte público, o SUS, a educação e a assistência social. Por isso, sabemos o que precisamos fazer para melhorar a vida das pessoas dessa cidade”, disse.

*Com G1 PE