Alagoas marcou presença na 103ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que aconteceu na tarde de segunda-feira (06), em Brasília (DF). A secretária de turismo do Estado, Bárbara Braga, participou ativamente da reunião, que debate demandas estaduais, regionais e estaduais para o desenvolvimento do setor.
“É muito importante estarmos aqui, porque é no Fornatur que deliberamos sobre o turismo brasileiro, com demandas estaduais, regionais e nacionais. O Fórum é um colegiado que assessora o Ministério do Turismo na construção e implantação do Plano Nacional de Turismo com os principais projetos do setor. Este primeiro encontro na nova gestão do governo federal é essencial para que coloquemos em pauta as ações que temos previstas para o nosso estado”, pontuou Bárbara Braga.
Ainda de acordo com a secretária, na pauta do encontro foram abordados pontos essenciais para o desenvolvimento do turismo em Alagoas. “Discutimos a necessidade da continuidade de implantação de práticas sustentáveis no nosso Estado, a regionalização das nossas rotas turísticas e a interiorização do turismo em Alagoas”, completou.
O encontro na capital federal debateu temas importantes para o setor, como mobilidade aérea, política de atração de investimentos, aprovação da PL 442/91 de Jogos e Cassinos, além da apresentação das maiores feiras e eventos voltados ao setor do país, a Abav e a WTM.
Representantes dos Poderes Executivos federal e estaduais, como a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; o presidente do Fonrnatur, Fabrício Amaral; o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo; além de presidentes de entidades representativas como Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), Abav (Associação Brasileira de Agentes de Viagens), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), entre outros, prestigiaram o evento.
Encontro
Na última quinta-feira (02), a secretária Bárbara Braga foi recebida pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e pela diretora de marketing da instituição, Jacqueline Gil, na sede do órgão, também em Brasília.
Na pauta do encontro estavam os investimentos no mercado internacional, a agenda da sustentabilidade para o turismo, criação de rotas gastronômicas, qualificação da mão de obra e os próximos passos em conjunto para fortalecer os destinos Alagoas e Brasil. A secretária alagoana foi a primeira gestora do Executivo estadual a ser recebida pelo atual presidente da Embratur, órgão que atua no fortalecimento do fluxo turístico internacional para o país.
*Com Assessoria