Foto: Reprodução
Uma campanha lançada no Recife incentiva a doação de cabelo para confecção de perucas. A ideia é ajudar na recuperação da autoestima de pacientes que estão em tratamento no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc), nos Aflitos, Zona Norte (veja vídeo acima).
De acordo com a jornalista Isabela Pontes, uma das idealizadoras do projeto, é comum que as crianças relatem desconforto diante da perda do cabelo, provocada pelas reações a medicamentos. Ela ressalta que, com perucas, elas enfrentam o problema com mais coragem.
“É uma atitude simples, que dá força e segurança. Cabelo não é vaidade, pode representar segurança, autoconfiança”, afirma Isabela Pontes.
Segundo os organizadores da campanha, é necessário levar o cabelo já cortado para a sede da instituição. “Antes, é bom avisar ao cabelereiro que os fios são para doação. Assim, ele vai deixar todos juntos”, diz Isabela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/L/p/OQtjJnSjCM6TPTAg6fSA/frame-00-34-57.587.jpg)
Após ser entregue ao Nacc, o cabelo é enviado para Santa Catarina, onde fica a empresa que confecciona as perucas, para então, voltar ao Recife.
As doações podem ser feitas durante todo o ano, no horário e dia que o doador preferir. A campanha desperta a solidariedade em pessoas de todas as idades.
Letícia, de 11 anos, via as pessoas doando os cabelos nas redes sociais e se inspirou a doar também. “Elas [as crianças] podem seguir melhor no tratamento, podem se olhar no espelho e se sentir bonitas”, afirma.
Para doar, é necessário seguir as seguintes orientações:
- As mechas precisam ter, pelo menos, 30 centímetros;
- O cabelo deve ser entregue preso e seco;
- São aceitos todos os tipos de cabelo, inclusive com química;
- A entrega deve ser feita na recepção do Nacc;
O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer é aberto 24 horas e fica na Rua do Futuro, nº 855, no bairro dos Aflitos.7
*com G1