Colabore com o Eufemea

Cirurgiã vascular dá dicas de exercícios para melhorar a circulação das pernas

Foto: Divulgação

Durante um dia de trabalho ou mesmo em uma viagem mais longa, é comum ficar em uma mesma posição e não perceber a sensação de cansaço, inchaço e peso nas pernas que isso pode causar. Sentar-se sobre as pernas, deixá-las cruzadas ou ainda ficar sentado ou em pé são posições comuns, mas que não devem ser mantidas por muito tempo. 

A cirurgiã vascular e angiologista Dra. Mary Falcão diz que pequenas pausas de 10 minutos por dia são importantes para aliviar esses sintomas causados pela má circulação. “O sangue é bombeado para cima por meio de válvulas nas veias das pernas, que precisam da contração da panturrilha para exercerem sua função adequadamente. Ao permanecer parado, essa musculatura não ajuda o sangue a vencer a gravidade”, explica a especialista.

Ela ainda reforça que esse processo acontece tanto com o corpo em pé como sentado e diz que o quadro oferece mais riscos no caso da pessoa ter alguma predisposição para formar coágulos no sangue, se está desidratada ou se fica muito tempo sentada em um ambiente pressurizado, como a cabine de um avião, por exemplo. 

Dra. Mary ensina alguns exercícios que devem ser feitos diariamente para auxiliar na circulação das pernas. “Fazer movimentos circulares com os pés, para dentro e para fora, ajudam a ativar a panturrilha. Outra sugestão é fazer movimentos com os pés para cima e para baixo em 10 repetições e depois segurar 10 segundos para cima e 10 segundos para baixo. São ótimos exercícios para quem fica muito tempo sentado, ou em pé, ou ainda no caso de viagens longas”, conclui a cirurgiã vascular. 

*Com Assessoria