Colabore com o Eufemea

Escola municipal recebe mais de 30 alunos com deficiência ou transtorno de aprendizagem: “momento inclusivo”

Foto: Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

O Educar é Massa – Jornada Pedagógica 2023 continua, nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), nas escolas municipal de Maceió. Serão dois dias em que os diretores escolares e a equipe pedagógica vão planejar estratégias e alinhamentos para o ano letivo 2023.

A Escola Municipal Denisson Menezes, localizada no Tabuleiro dos Martins, iniciou o planejamento focado nos alunos que necessitam de atendimento educacional especializado (AEE), da Sala de Recursos Multifuncionais. Atualmente. A escola tem 700 alunos matriculados do 1° ao 5° ano e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).

A cada ano que passa, aumenta o número de estudantes com algum tipo de deficiência ou transtorno de aprendizagem, consequentemente, também cresce a demanda por AEE na unidade escolar. A previsão é que, para este ano letivo, a escola Denisson Menezes tenha mais de 30 alunos com deficiência ou transtorno de aprendizagem

Para atender a demanda e garantir a inclusão dos alunos, a Escola conta, hoje, com assistente social, psicóloga e duas professoras da Sala de Recursos, além de profissionais de apoio escolar. Denailma Ferreira é profissional da Sala de Recursos e explica o que foi discutido com os educadores no primeiro dia de Jornada Pedagógica.

“Todos os anos fazemos este momento inclusivo. A gente conversa com a equipe pedagógica da escola como é o nosso trabalho na AEE, quais as atribuições desses profissionais, além da parte legislativa e tudo o que ela dispõe. Por meio de dinâmicas a gente traz discussões sobre a real situação dos nossos alunos, para entendermos, em grupo, e ajudar aquele aluno. A gente entende que em conjunto a gente realiza um trabalho mais proveitoso garantindo avanços no aprendizado dos educandos”, relatou a professora.

A diretora do Denisson Menezes, Quitéria Lira, conta que dias de palestras e formações foram necessários para que a equipe pedagógica possa pensar no planejamento interno da escola.

“Nossos professores trouxeram muitas ideias e inovações para serem adequadas aqui. Hoje foi voltado para a Educação Especial e amanhã vamos pensar, de forma coletiva, para organizar o plano de ações de 2023. Discutimos então as dificuldades que os professores enfrentam no atendimento especializado e como montar uma equipe multiprofissional para ajudar essas famílias que possuem crianças matriculadas aqui”, contou a gestora escolar.

O Educar é Massa- Jornada Pedagógica 2023 termina na sexta-feira (24), com formações e palestras, no Centro de Convenções, no Jaraguá.

*Com Assessoria