Colabore com o Eufemea

Filmes dirigidos por mulheres são exibidos de graça no Arte Pajuçara neste sábado (25)

Foto: Reprodução

O Cine Cultural Arte Pajuçara vai exibir filmes dirigidos por mulheres durante uma programação especial que começa neste sábado (25). As sessões, gratuitas, vão contar sempre com uma produção alagoana.

Dois filmes serão exibidos na sessão de abertura, o curta-metragem Delas (2017), dirigido pela alagoana Karina Liliane, e o longa As Praias de Agnès (2008), da diretora belga radicada na França Agnès Varda. 

As sessões começam às 13h50. Outras sessões estão previstas para acontecer ao longo do ano, mas, ainda sem data definida. 

A ideia de exibir produções de mulheres partiu do coletivo alagoano Punho, que desde 2019 busca difundir e fortalecer as produções locais.

Os filmes

“Delas”

O curta traz as reflexões de dez mulheres profissionais do audiovisual em Alagoas sobre suas trajetórias e o setor em que trabalham. Suas falas remetem a descobertas profissionais, pessoais e políticas, ao mesmo tempo em que dialogam com o processo vivido por Karina Liliane na construção do seu primeiro filme. 

As Praias de Agnès

Com muito bom humor, a cineasta Agnès Varda compartilha o início de sua carreira como fotógrafa de teatro e depois como diretora de cinema de vanguarda nos anos 1950. A artista mostra também o percurso como produtora independente, além da vida em comum com Jacques Demy, seu engajamento feminista, suas viagens, a vida em família e sua paixão por praias.

*Com G1 AL