Colabore com o Eufemea

Garota Florescer: Concurso de beleza promove autoestima de adolescentes privadas de liberdade

 Foto: Vitor Beltrão / Ascom Seprev

Cinco adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina (UIF), em Maceió, participaram, nesta terça-feira (21), do concurso de beleza Garota Florescer 2023. 

Conforme as informações, o evento buscou elevar a autoestima das participantes e despertar o desejo de transformação nas adolescentes que, por algum motivo, estão privadas de liberdade.

Monysy Sarmento, psicóloga da UIF, explica que o projeto é a culminância das comemorações alusivas ao Mês da Mulher. A programação incluiu atividades, palestras e dinâmicas voltadas para a valorização das mulheres e contemplou, além das adolescentes, toda equipe técnica da Unidade Feminina, formada majoritariamente por mulheres.

“O Projeto Florescer acontece desde 2017 e é a conclusão do nosso Mês da Mulher, com todas as atividades voltadas para esta temática. Com isso, nós buscamos resgatar a autoestima, a autovalorização e o amor próprio das nossas adolescentes, potencializando o que cada uma tem de melhor e contribuindo para que elas superem os erros do passado”, afirmou a psicóloga.

A socioeducanda J.M.C., de 16 anos, conquistou a atenção do júri e foi a ganhadora do concurso. Ao receber a faixa de Garota Florescer 2023, ela compartilhou com o público uma palavra comovente sobre coragem e perseverança.

“Eu pensei em desistir, fiquei com vergonha, mas a equipe me encorajou a seguir e participar. A mesma coisa acontece na nossa vida. Nós tropeçamos, erramos, mas precisamos seguir em frente, vivendo e aprendendo. Independentemente de qualquer coisa, nunca desista. Se cair, levante, mas continue seguindo em frente”, declarou a vencedora.

*Com Assessoria