Colabore com o Eufemea

Polícia Civil investiga morte de gestante e bebê recém-nascida em hospital do Pilar; familiar denuncia negligência médica

Foto: Divulgação

A Polícia Civil (PC) de Alagoas vai investigar a morte de uma jovem de 16 anos, identificada como Yasmin Micaelli da Silva Santos e da sua bebê recém-nascida no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, no Pilar. A mãe da jovem diz que as duas morreram por negligência médica.

De acordo com as informações, a adolescente faleceu na terça-feira (7), após ser transportada por ambulância do município até o Hospital Nossa Senhora de Lourdes e Maternidade Dr. Armando Lages. Já a recém-nascida morreu 45 minutos após o parto.

Conforme Flávia da Silva, mãe da jovem, momentos antes de dar entrada no hospital, a filha teve uma forte dor de cabeça e uma crise convulsiva.

Através de nota enviada ao Portal Eufêmea, o hospital alega que Yasmin chegou convulsionando e com elevada pressão arterial.

“Na chegada da gestante ao hospital, dois médicos plantonistas foram relocados para atender exclusivamente a paciente, agindo imediatamente com todo o suporte de oxigênio e medicação. Também foi convocada a obstetra, que, ao chegar ao hospital e após avaliar a paciente, constatou o alto risco de morte da paciente, decidindo iniciar a cesariana para salvar a vida da bebê. Após o nascimento, o pediatra avaliou a recém-nascida e constatou que ela já estava em sofrimento fetal. Após tentativas de reanimação, a bebê veio a falecer”, disse em nota.

Confira a nota na íntegra:

“O Hospital Nossa Senhora de Lourdes e Maternidade Dr. Armando Lages vem, por meio da presente nota, esclarecer as informações acerca da afirmação de falta de atendimento adequado à gestante Yasmin Micaelli, 16 anos. O Hospital Nossa Senhora de Lourdes e Maternidade Dr. Armando Lages prestou a devida assistência à gestante, que já chegara ao hospital convulsionando, com elevada pressão arterial, e, segundo relatado pela mãe da mesma, há dias – desde o sábado (04/03), incluindo o domingo (05/03) e a segunda-feira (06/03) – a paciente apresentava fortes dores de cabeça, sendo medicada em casa com remédios para tratar enxaqueca.
Na terça-feira (07/03), uma ambulância do Município de Pilar foi acionada para socorrer a gestante em sua casa, onde a paciente recebeu o devido pronto-atendimento e foi informada pela mãe da gestante que a mesma já havia sofrido um ataque epilético.
Na chegada da gestante ao hospital, dois médicos plantonistas, Dra. Hete Agda e Dr. João Paulo Viana Brito, foram relocados para atender exclusivamente a paciente, agindo imediatamente com todo o suporte de oxigênio e medicação. Também foi convocada a obstreta Dra. Edileide Carlos Amaral, que, ao chegar ao hospital e após avaliar a paciente, constatou o alto risco de morte da paciente, decidindo iniciar a cesariana para salvar a vida da bebê. Após o nascimento, o pediatra, Dr. João Alves de Albuquerque, avaliou a recém-nascida e constatou que ela já estava em sofrimento fetal. Após tentativas de reanimação, a bebê veio a falecer.
O Hospital Nossa Senhora de Lourdes e Maternidade Dr. Armando Lages, após longos dois anos fechado em gestão anterior da Prefeitura do Pilar, teve suas portas reabertas em 2017 pela atual gestão, sendo credenciado SUS e recebendo incentivo da Prefeitura do Pilar para cada vez mais ampliar sua capacidade física e assistencial, tornando-se assim referência nos cuidados em saude de toda a população pilarense.
O hospital reitera o compromisso da transparência e do restabelecimento da verdade e reafirma o correto atendimento assistencial aos pacientes, ao tempo em que lamenta o falecimento e se solidariza com a dor dos familiares e amigos.”