Colabore com o Eufemea

Políticas de prevenção: Programa Mulher Segura será lançado em AL na próxima segunda (20)

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Secretaria de Estado da Segurança Pública firmam parceria para reforçar o trabalho de combate aos crimes contra as mulheres. Na próxima segunda-feira (20), os dois órgãos lançam o Programa Mulher Segura nos Municípios, que tem como objetivo principal a execução de políticas de prevenção voltadas à redução dos índices de violência de gênero sofrida pelo público feminino.

O lançamento do Programa Mulher Segura nos Municípios ocorre, às 9h, no auditório da sede da AMA e foram convidadas prefeitas, secretárias municipais de Educação, da Mulher e primeiras-damas.

Inicialmente, o Programa, que será coordenado pela Comissão Mulher Segura da SSP, visa dar cumprimento às exigências estabelecidas a partir das mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que incluiu conteúdo sobre prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica. Além disso, a alteração na legislação federal também instituiu a Semana Escolar de combate à violência contra a Mulher.

Durante a ação preventiva, será executado um calendário anual de palestras nas escolas municipais de Alagoas voltadas para a equipe pedagógica das Secretarias Municipais de Educação sobre prevenção e combate à violência contra a Mulher e ainda nas salas de aula para conscientizar discentes e docentes contra a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na AMA, o projeto é encabeçado pela vice-presidente da Entidade, a prefeita de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura, que destacou a importância de unir forças e levar para os municípios ações de prevenção, que se iniciem ainda na infância. 

De acordo com a coordenadora da Comissão Mulher Segura, tenente-coronel Camila Paiva, os educadores também serão capacitados para o desenvolvimento de atividades no âmbito escolar, com a finalidade de desconstruir a cultura de violência em desfavor do gênero feminino, que é historicamente arraigada no meio social.

Após o trabalho inicial, a meta é que a capacitação também seja destinada aos agentes das Guardas Municipais de cada cidade. Aos guardas, o foco estará no protocolo de atendimento humanizado às vítimas durante as ocorrências registradas.