Colabore com o Eufemea

Prefeitura de Maceió investe em ações para garantir a segurança de mulheres e empoderamento feminino

Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher, data  que ampliou a discussão sobre a desigualdade de gênero que ainda permeia a sociedade. Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Maceió tem cumprido seu papel através de ações que colocam as mulheres em lugar de destaque e promovem o bem-estar emocional, físico e psicológico. 

O Emprega Mulher é uma das iniciativas e promove capacitação profissional às mulheres em situação de vulnerabilidade social, para que possam se posicionar no mercado de trabalho. Mais de 800 mulheres já foram capacitadas no projeto que contempla diversas áreas de formação.

Para garantir o acesso a todas as aulas, é disponibilizado um cartão de ônibus com passagens gratuitas de ida e volta até o fim do curso. Além de capacitar profissionalmente as mulheres, também será lançado o Banco da Mulher Empreendedora, alternativa de incentivo para aquelas que desejam investir no seu próprio negócio mas não encontram o apoio necessário. 

O programa assistencial  irá conceder auxílio financeiro para a beneficiária no valor de R$ 1.200, com o objetivo de promover igualdade de acesso às atividades produtivas e consolidar novas líderes mulheres. O programa será destinado a duas mil mulheres por ano, que serão selecionadas por meio de edital.

Ainda como forma de fortalecer o empreendedorismo feminino na capital, será realizada, nesta semana, nos dias 10 e 11 de março, a 1° Feira de Mulher Empreendedora, que contará com a exposição de produtos e ofertas de serviços de mulheres maceioenses. O evento acontece no estacionamento do antigo Alagoinhas. Esta é mais uma das iniciativas da campanha Empreende Mulher: Ela acreditou. Foi lá e fez, que terá ações em todo o município durante o mês de março. 

Maceió sem assédio 

A campanha Maceió sem Assédio foi lançada em 2022 e a capital foi pioneira no país em aderir a um protocolo de acolhimento humanizado às vítimas de violência, que já é aplicado em mais de 100 estabelecimentos da capital, entre bares, restaurantes e casas de show. A medida é semelhante a um procedimento aplicado na Espanha.

Outras iniciativas 

Ainda como parte das iniciativas, o Município capacitou os agentes da Guarda Municipal, com o intuito de garantir atendimento humanizado e eficaz às vítimas de violência doméstica em Maceió. A formação, inédita na cidade, formou 30 guardas.

Além disso, a Prefeitura de Maceió, lançou o programa Dignidade Menstrual que fornece, de forma gratuita, absorventes higiênicos para estudantes das escolas da rede municipal de ensino, que vivem em situação de vulnerabilidade social. São contemplados aproximadamente 12.304 estudantes, entre 10 e 50 anos, das escolas municipais. 

*com Secom Maceió