Colabore com o Eufemea

Punho cineclube faz exibição gratuita de filmes dirigidos por mulheres a partir deste sábado (25)

No próximo sábado (25), o Centro Cultural Arte Pajuçara recebe o primeiro de uma série de encontros realizados pelo Punho Cineclube, um projeto que visa apoiar e promover diálogos a partir de filmes dirigidos por mulheres, com ênfase na produção alagoana. As sessões são gratuitas e abertas a toda a população.

Na sessão de abertura do cineclube, o público poderá assistir ao curta-metragem Delas (2017), dirigido pela alagoana Karina Liliane, e ao longa As Praias de Agnès (2008), da diretora belga Agnès Varda. A ideia é que, após a exibição, a plateia possa discutir as obras, que abordam, entre outras coisas, recortes de trajetórias e perspectivas de mulheres no audiovisual.

O cineclube é desenvolvido pelo Punho, coletivo alagoano que atua desde 2019 no intuito de promover a difusão, a organização e o fortalecimento de uma rede de mulheres da imagem no estado.

Ao se somar a outras iniciativas que vêm movimentando o fazer da cultura cineclubista em Alagoas, o projeto busca se constituir, sobretudo, como um espaço de visibilidade e de debate da produção audiovisual local, colocando as obras de mulheres e as questões de gênero no centro da discussão.

O Punho Cineclube é realizado com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC) – VI Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas – Prêmio Pedro da Rocha, e conta com o apoio do Centro Cultural Arte Pajuçara.

As próximas sessões serão divulgadas em breve. Para acompanhar, acesse o instagram @punhocoletivo.