Colabore com o Eufemea

Saiba como pessoas com Síndrome de Down podem solicitar cartão Vamu Especial

Foto: Ascom SMTT

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado nesta terça-feira (21). A data representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21, que causa esta condição genética, sendo garantido o direito aos benefícios do cartão Vamu Especial com acompanhante e credenciais de estacionamentos, concedidos pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió a este público.

Evilânia Silva trouxe a filha, Maria Eduarda, 12 anos, para fazer o recadastro do cartão Vamu Especial com acompanhante. Ela destaca a importância destes benefícios.

“Moramos no Clima Bom e utilizo o ônibus para me deslocar com a Duda para a escola, para a fisioterapia e outras consultas. Esses atendimentos ajudam muito, justamente para que seja possível ir a todos os locais que ela precisa”, ressalta.

A coordenadora da Divisão de Cadastros, Michelly Amâncio, enfatiza que as pessoas podem nos procurar a SMTT e solicitar os benefícios, sejam eles o cartão Vamu Especial ou as credenciais de estacionamento para vagas especiais.

“Estamos prontos para receber a todos e em datas como a de hoje, temos ainda mais essa consciência de inclusão e é esse o sentimento que queremos passar”, pontua.

Saiba como solicitar os benefícios

Cartão Vamu Especial com acompanhante

Para solicitar o cartão na modalidade especial com acompanhante é preciso comparecer à sede da SMTT, portando atestado médico atual com, no máximo, dois meses. É necessário apresentar o original e a cópia, com a informação da necessidade ou não de acompanhante, além do CID-10, do médico especialista da entidade a qual o usuário esteja vinculado ou do médico especialista do SUS para o usuário que não esteja vinculado a nenhuma instituição.

Também é preciso ter em mãos

Comprovação de renda familiar bruta igual ou inferior a 04 (quatro) salários mínimos (atual);

Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais, previsto no Decreto nº 6135/2007;

Comprovante de residência atual em Maceió (com o CEP válido, sendo original e cópia);

Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento quando menor de idade (original e cópia);

CPF (original e cópia);

Credenciais de Estacionamento

Já para as credenciais de estacionamento em vagas especiais, o solicitante precisa comparecer à SMTT portando comprovante de residência atualizado, CPF, RG e um laudo médico, original e cópia.

Serviço

Divisão de Cadastros

Local: sede administrativa da SMTT, na Avenida Durval de Góes Monteiro, n.º 829, Tabuleiro do Martins

Dias: segunda à sexta-feira

Horários: das 8h às 14h

*com Assessoria