Colabore com o Eufemea

Hipertensão pode ser controlada com mudanças de hábitos: “vida mais saudável”

 Foto: HGE

“Ela não tem cura, mas pode ser controlada”. O alerta é da nutricionista Graça Cavalcante, que atua no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, se referindo à hipertensão arterial, doença que atinge mais de 38 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).

A questão crucial é que a hipertensão é uma síndrome silenciosa, pois a maioria dos pacientes não apresenta sintoma algum. Por esta razão, conforme a nutricionista do HGE, muitas pessoas desconhecem que são acometidas pelo problema de saúde, o que acarreta em cerca de 390 mortes diárias no Brasil, em decorrência da falta de controle.

A hipertensão arterial é uma doença multifatorial, segundo informou a nutricionista, onde vários fatores causam seu desenvolvimento. “Apesar de não haver uma cura definitiva para a doença, existe controle, e ele está relacionado, principalmente, com mudanças no estilo de vida”, alertou.

Para evitar a hipertensão é recomendado priorizar uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais, evitando alimentos industrializados

Controle e prevenção

Entre as medidas para prevenir e controlar a hipertensão, Graça Cavalcante citou o monitoramento da ingestão de sódio, o combate à obesidade e ao estresse, a prática de atividade física e o combate e abandono do tabagismo. “É importante diminuir o sal da alimentação e evitar temperos prontos, refrigerantes, alimentos ultraprocessados, embutidos e enlatados. Esses alimentos possuem muito sódio, o que aumenta a pressão arterial”, advertiu.

Estar acima do peso também eleva a pressão, alerta Graça Cavalcante. E este é um dos fatores modificáveis, porque depende de dieta e exercício físico. ”Dê preferência a atividades constantes, mesmo que por um período menor. Por exemplo, 30 minutos de atividade física diária valem mais do que 1h30 apenas uma vez por semana”, orientou.

A especialista ressaltou que a correria do dia a dia, o estresse do trabalho ou mesmo familiar é uma das principais causas para piorar a hipertensão. “Dormir bem, tranquilizar a mente e definir prioridades devem ser levados a sério. Assim como não esquecer que o cigarro deve ser abandonado, na busca por uma vida mais saudável. Ele, sozinho, pode não ser causa direta da hipertensão, mas aumenta muito mais o risco de AVC [Acidente Vascular Cerebral] e infarto. Um hipertenso que para de fumar diminui muito o risco de doenças associadas à hipertensão”, ressaltou a especialista.

Além de evitar o consumo excessivo de sal, é necessário investir em exercícios físicos para evitar hipertensão

*Com Assessoria