Colabore com o Eufemea

Secretária de Estado da Mulher dialoga sobre violência em Fórum Nacional: “políticas públicas para as mulheres”

Foto: Assessoria

Com o objetivo de garantir direitos e combater as desigualdades, discriminações e outras formas de violência, foi criado o primeiro fórum nacional com gestoras estaduais e municipais dos Organismos de Políticas para as Mulheres. O evento aconteceu no auditório do Instituto Serzedello Correano, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília/DF.

Participaram da mesa de abertura do Fórum, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a ministra do Esporte, Ana Moser, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, a deputada federal Celia Xacriabá (PSOL-MG), e outras autoridades.

A secretária Maria Silva destacou que, “esse Fórum cumpriu um papel importante para estimular a criação de novas Secretarias e Organismos de políticas para as mulheres nos municípios, contribuiu com o fortalecimento das OPM’s já existentes, como também foi um espaço para integração e troca de experiências das políticas públicas para as mulheres”.

No primeiro dia do encontro, a pesquisadora Silvia Ferreira, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), apresentou um painel sobre “Articulação entre os Organismos de Políticas para Mulheres na gestão pública. Importância e desafios tendo em vista a transversalização das políticas de mulheres nos governos federal, estaduais e municipais”, que culminou com debate, em grupos de trabalhos em que as participantes foram divididas por região.

Durante o segundo e último dia do Fórum Nacional de OPM’s, na parte da manhã, aconteceram as apresentações das ações e linhas de atuação das Secretarias Nacionais de Autonomia Econômica e de Políticas de Cuidado, com a secretária Nacional Rosane Silva; de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com a secretária Nacional Denise Motta Dau; e de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, com a secretária Nacional Carmen Foro.

Durante a plenária final, na tarde do dia 13, junto às secretárias nacionais, a ministra Cida Gonçalves deu informes sobre a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e convocou que todo país realizasse a Marcha contra a Misoginia, “precisamos dizer que o Brasil não aceita o ódio contra as mulheres”, destacou a ministra.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, visitará Alagoas ainda no primeiro semestre de 2023, para conhecer nossos equipamentos e trazer novidades para o nosso estado.