Colabore com o Eufemea

Caso Janaína: acusado de estuprar e matar estudante da UFPI vai a júri popular em Teresina

Foto: André Nascimento/g1

O mestrando Thiago Mayson Barbosa, de 28 anos, vai a júri popular pelo estupro e assassinato da estudante de jornalismo, Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos. A pronúncia do réu, feita pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal do Júri da comarca de Teresina, aconteceu no dia 24 de maio, quatro dias antes da morte da jovem completar quatro meses, no domingo (28).

Ainda não há data definida para o julgamento. Janaína foi morta em uma sala de estudo do curso de matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na madrugada do dia 28 de janeiro, durante uma calourada. Thiago Barbosa está preso na Cadeia Pública de Altos desde o flagrante, no mesmo dia do crime.

Thiago Mayson teve a prisão decretada suspeito de ter matado a estudante de jornalismo na UFPI.  — Foto: Reprodução Rede Social
Thiago Mayson teve a prisão decretada suspeito de ter matado a estudante de jornalismo na UFPI. — Foto: Reprodução Rede Social

O inquérito policial do caso foi concluído em nove dias, a denúncia foi feita pelo Ministério Público no dia 14 de fevereiro e foi aceita pela Justiça no dia 17 do mesmo mês.

O acusado foi citado pela Justiça no dia 24 de fevereiro, tornando-se réu pelos crimes praticados contra Janaína. A defesa dele teve dez dias para se manifestar e, em seguida, o caso voltou à Justiça, que marcou a audiência de instrução e julgamento para o dia 24 de maio.

O caso corre em segredo de Justiça, por isso não há detalhes sobre sessão. Contudo, habitualmente, nessa audiência são ouvidas testemunhas e o próprio acusado. Em seguida, o juiz decide se o caso realmente vai para o Tribunal do Júri, como foi o caso. O réu ainda pode recorrer.

Estupro e morte de Janaína Bezerra

Janaína da Silva Bezerra, 22 anos, foi estuprada e assassinada na madrugada do dia 28 de janeiro, sábado, durante uma festa de calourada ocorrida no espaço do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus de Teresina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O suspeito do crime, Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos, segue preso. Ele é estudante do mestrado em matemática da instituição e foi encontrado com a jovem desacordada nos braços na manhã do dia 28 de janeiro por um segurança da instituição, que conduziram a vítima e o suspeito ao Hospital da Primavera.

No hospital, a equipe médica relatou que ela já chegou sem vida. O laudo do IML constatou que ela sofreu estupro e morreu em decorrência de ter tido o pescoço quebrado, o que pode ter acontecido por torção ou tentativa de asfixia.

*com g1