Colabore com o Eufemea

Comandado por mulheres, Festival Carambola é selecionado pelo Ministério da Cultura para feira internacional na Argentina

Foto: Alexandre Teixeira

O Festival Carambola, de Maceió, foi selecionado como agente cultural da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023 (Mica), uma feira internacional de cultura e negócios que acontecerá de 1º a 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires. O projeto é liderado por duas mulheres: a produtora cultural e musicista Lili Buarque e a artista plástica e diretora de arte Didi Magalhães

Convidado de honra do evento, o Brasil levará uma comitiva com profissionais do audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos.

Pautado pela valorização da diversidade e pelo fomento da cena musical de Alagoas, o Festival Carambola ficou em primeiro lugar na lista nacional de inscritos na categoria “Música – Compradores”. Ao todo foram contemplados 90 agentes culturais brasileiros, de nove linguagens artísticas específicas, via convocatória aberta pelo Ministério da Cultura (Minc), em parceria com o evento argentino, no último mês de março.

Didi Magalhães, sócia-diretora e diretora de arte do Festival Carambola, celebrou a novidade. “Eu e toda equipe do Carambola estamos muito contentes e orgulhosos com esta confirmação, pois sabemos do potencial do nosso evento e do que a gente vem movimentando nos últimos anos em Alagoas”, diz.

“Inscrevemos o Carambola confiantes de nossa trajetória e dos nossos propósitos, acredito que o Minc soube reconhecer isso também”, completa.

Sobre a ida do festival para Buenos Aires, a também sócia-diretora do Carambola, a curadora e produtora cultural Lili Buarque, comentou: “Queremos conectar Alagoas com a América Latina e vice-versa, fazer um intercâmbio cultural pra valer. O objetivo do Carambola no Mica é se ligar a agentes e artistas latino-americanos que queiram se apresentar ao vivo em Maceió e, consequentemente, estabelecer trocas e colaborações com artistas da nossa cena local”.

Ela completa: “Antes de tudo, estaremos lá representando o Brasil, isso é muito especial e significativo para o festival, com certeza. Mas faremos isso sem abrir mão de representar Alagoas e de mostrar ao Mica a potência criativa que vibra em nosso Estado!”.

Para a secretária da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, é um orgulho para o Estado o reconhecimento desses talentos alagoanos.

“Pude acompanhar as últimas edições do Festival Carambola e conhecer de perto esse projeto feito por mulheres alagoanas. Lili Buarque e Didi Magalhães vêm realizando um trabalho incrível ao longo desses anos, criando um produto único, que movimenta a economia local e o cenário musical alagoano, valorizando a arte e a cultura, além de reunir a diversidade”, destaca.

A edição mais recente do Festival Carambola aconteceu em abril de 2023, em Maceió, com dois dias de shows no Summer Club Jacarecica, um deles com entrada totalmente gratuita. Além disso, no momento o festival também se configura fisicamente no espaço Carambola.Lab, centro cultural recém-inaugurado no bairro histórico do Jaraguá, também na capital alagoana.

Sobre o Festival Carambola

O Festival Carambola surgiu em Maceió, no ano de 2017, com o objetivo de valorizar a arte alagoana em suas mais diversas vertentes, tendo o foco principal na música. Do evento que começou dentro de uma pequena casa de shows, atualmente o festival já ocupa o Summer Club Jacarecica, local próximo à praia e que recebeu cerca de quatro mil pessoas na edição mais recente.

O Carambola visa ressaltar a cultura popular alagoana e colocar Maceió de vez no mapa da música independente brasileira da atualidade.

Em 2023, o projeto foi apoiado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e contemplado, em 2020, pelo edital da Lei Aldir Blanc Alagoas, também lançado pela Governo do Estado.

*com Assessoria