Colabore com o Eufemea

Estudante nordestina apresenta projeto na maior feira de ciências do mundo, nos EUA: ‘transbordando de felicidade’

Foto: Arquivo Pessoal

A estudante baiana Heloisa de Souza, de 15 anos teve o projeto selecionado e vai participar da maior feira de ciências do mundo, a International Science and Engineering Fair (ISEF), realizada nos Estados Unidos.

Esta é a 21ª edição do evento, que reúne estudantes de várias partes do mundo na cidade do Texas, em Dallas. Neste ano, a feira será realizada de domingo (15) até a próxima sexta-feira (19).

”Meu coração está transbordando de felicidade”. Assim, Heloísa de Souza definiu a sensação de ser convidada para ISEF. Estudante da Iniciação Científica de Biologia na rede SESI (Serviço Social da Indústria), em Salvador, Heloísa vai levar para os Estados Unidos um projeto ao qual ela se dedica há quatro anos.

O desejo da aluna de desenvolver o software nasceu a partir da observação sobre a falta de conhecimento da população sobre o assunto das plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como “Pancs”. Assim nasceu o APPANC, que cataloga as plantas, informa quais os nutrientes de cada uma delas, possibilidades de usos fitoterápicos e quais podem ser encontradas em diferentes regiões do país.

Heloísa acredita que as “Pancs” podem auxiliar pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional – que representam 1,8 milhões de baianos, de acordo com dados do Governo da Bahia – por terem fácil propagação e acesso.

“A população costuma separar esses vegetais dos outros, fazendo com que desconheçam as propriedades dessas plantas. Às vezes essas famílias estão passando fome e não sabem que podem consumir aquelas plantas que têm à sua disposição”, disse a adolescente.