Colabore com o Eufemea

Secretária Maria Silva participa do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Maranhão

Foto: Joanna de Ângelis/Ascom Semudh

Para compartilhar as iniciativas de sucesso realizadas em Alagoas, dentro da pauta da defesa e proteção dos direitos das mulheres, a secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva, foi convidada como uma das palestrantes no Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) do Governo do Maranhão, nos dias 24 e 25 de maio.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana – Multicenter Sebrae, e contou com a presença de autoridades e personalidades, entre elas as ministras da Mulher, Cida Gonçalves, dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, além  de representantes de organismos de políticas para as mulheres do Estado e de regiões próximas.

A participação da Semudh/AL aconteceu por meio de convite da secretária da Mulher do Maranhão, Abigail Cunha, para contribuir no encontro que teve o intuito de disseminar e integrar iniciativas de sucesso, projetos em andamento e estreitar parcerias entre as presentes, garantindo direitos e assegurando o fortalecimento da rede em âmbito nacional.

“Vamos trazer não só para os órgãos e instituições, mas para a sociedade civil o papel de cuidar e defender nossas mulheres. Vamos semear o amor, vamos lutar contra a misoginia. O mundo precisa de mais empatia e solidariedade”, ressaltou a secretária Abigail Cunha.

A secretária Maria Silva, acompanhada da secretária adjunta da Mulher do Maranhão, Antonieta Lago, apresentou o painel sobre “experiências exitosas na implantação de políticas para mulheres nos estados do Alagoas e do Maranhão”, sobre as ações promovidas pelo Governo de Alagoas em prol da população feminina, em vários recortes.

“Precisamos falar de políticas para as mulheres com as mulheres. Com as mulheres negras, indígenas, quilombolas, ciganas, com as mães de família, as donas de casa, as empresárias, jovens e meninas, de todas as raças, cores e crenças. Políticas públicas não podem ser construídas sem a participação do povo, pois é para o povo que elas existem e é pelo bem de cada cidadão e cidadã que precisamos que sejam efetivadas. Os fóruns que estão sendo realizados em nível nacional e estaduais comprovam a relevância desta escuta neste processo. E estaremos juntas nessa caminhada”, afirmou a secretária Maria Silva.

Um ponto reforçado em discurso pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, foi a necessidade de analisar as características de cada município, estado e região, para fortalecimento da parceria entre mulheres e planejamento efetivo de ações no enfrentamento ao machismo e à misoginia.

“Quando nós estamos no poder, a política é feita de forma diferente e nós fazemos a diferença, e é por isso que estamos aqui.  Vamos construir, e esta construção é feita a partir do momento que você efetivamente avalia, pensa, critica, mas avança. É assim que nós construímos democracia, e é assim que nós construímos políticas públicas”, afirmou.

A mobilização e sensibilização dos governos estaduais e municipais é um dos passos da articulação junto ao governo federal para garantir maiores investimentos para as pastas específicas, por meio do desenvolvimento de novos projetos e propostas, bem como na construção do Plano Plurianual. 

*com Assessoria