A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realiza, na próxima quinta-feira (06), a primeira edição do Festival Estadual da Inclusão, um evento para celebrar e reafirmar o protagonismo dos artistas com deficiência em Alagoas. Músicos, bailarinos, poetas e artesãos se apresentarão na praça central do shopping Pátio Maceió, na Cidade Universitária, parte alta da capital, a partir das 10h.
O festival acontece no dia em que se comemora o aniversário de oito anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. A norma tem por objetivo garantir que as pessoas com deficiência exerçam seus direitos e suas liberdades em igualdade de condições com os demais cidadãos, promovendo, com isso, integração social e cidadania.
A efetivação da lei ao longo dos anos, as conquistas que ela trouxe e os desafios que ela ainda precisa superar são temas de palestras que fazem parte da programação do evento.
De acordo com a secretária Aline Rodrigues, o festival tem o objetivo de mostrar à população o potencial artístico dos alagoanos e das alagoanas com deficiência. “Nós queremos direcionar os holofotes para os talentos dessas pessoas, mostrar que elas produzem e expressam arte de qualidade, que suas deficiências não as limitam nesse sentido”, afirma a gestora.
O evento é aberto ao público e a programação inclui apresentações culturais, exposições e palestras ao longo de todo o dia. Para ver a lista com as atividades e os respectivos horários, clique aqui.
Serviço
I Festival Estadual da Inclusão
Data: 06 e julho de 2023
Horário: 10h
Local: Shopping Pátio Maceió – Av. Menino Marcelo, 3800, Cidade Universitária – Maceió – AL
*com Assessoria