Foto: Divulgação
A seleção brasileira feminina estreia na Copa do Mundo nesta segunda-feira (24). Hoje, o Eufêmea apresenta as principais novidades desta edição, que vão desde o aumento do número de seleções na competição até as inovações com trajes sob medida, além do ponto facultativo nos jogos das brasileiras. Confira a seguir tudo o que você precisa saber.
Recorde de público
De acordo com os dados oficiais, 42.137 torcedores acompanharam a abertura do Mundial, com a vitória da Nova Zelândia sobre a Noruega, configurando o maior público de uma partida de futebol na história do país da Oceania.
Para se ter noção do crescimento de público, os ingressos para o jogo de abertura entre Austrália e Irlanda, no dia 20 de julho, esgotaram 25 dias antes da partida, sendo necessário mudar de local, pois o estádio previsto para receber o evento não teria capacidade suficiente.
Maior número de seleções e tempo de competição
Pela primeira vez, a Copa do Mundo Feminina irá receber 32 seleções. Antes, eram apenas 24 times e, dessa vez, o evento se iguala ao formato do torneio masculino, vigente desde 1998. A decisão foi tomada pela Fifa após o aumento do nível dos jogos registrado nas últimas duas edições.
Este ano, o torneio terá oito grupos, cada um composto por quatro seleções. As duas melhores de cada chave avançam para as oitavas de final. O Brasil pertence ao grupo F da competição, ao lado da França, Jamaica e do Panamá.
Alfaiataria sob medida para as jogadoras brasileiras
Uma outra novidade desta edição, é que, pela primeira vez, as jogadoras brasileiras recebem um traje sob medida, o que já era comum entre a seleção masculina.
Elas embarcaram para a Oceania, no dia 3 de julho, usando um conjunto exclusivo de alfaiataria. Os looks foram desenvolvidos pela grife Animale, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O blazer possui o brasão da CBF em dourado e uma faixa de tecido, confeccionado por meio de reaproveitamento de resíduos. A calça tem corte reto e barra curta. Cada jogadora também recebeu uma bolsa bege para compor o look.
A coleção ainda envolve uma ação com o projeto social Pretas em Campo, que pertence à ONG Empodera. O objetivo é levar o esporte para mais de 100 meninas e jovens negras em situação de vulnerabilidade social, moradoras do Rio de Janeiro.
No Instagram, a gerente de branding da Animale, Flavia Gama, afirmou que a competição representa a primeira vez que as jogadoras terão trajes feitos sob medida para a ocasião: “mais importante do que tudo é dizer que esse projeto foi idealizado por mulheres, feito por mulheres e para mulheres”.
Exibição no Brasil
Esta será a primeira vez que a Globo exibirá a competição feminina por duas edições seguidas. A Globo, na TV aberta, e o SporTV, na TV fechada, serão os responsáveis pela transmissão do Mundial no Brasil. O canal Cazé TV, no Youtube, também vai transmitir uma partida por dia durante a competição.
Junto ao streamer Casimiro, a jornalista e apresentadora Fernanda Gentil compõe a equipe da Caze TV nas transmissões dos jogos da Copa. O canal já conta com 11 patrocinadores de grandes empresas para exibir o evento, o que demonstra maior apoio e interesse das marcas na competição. Dentre elas, estão Coca-Cola, Mc Donalds, Itaú e Latam.
Com uma transmissão mais acessível, o futebol feminino ganha mais popularidade no nosso país, além de ganhar maior visibilidade e reconhecimento para as atletas.
Governo Federal e Estados decretam ponto facultativo
O Ministério da Gestão e Inovação divulgou uma portaria com as regras que permitem o ponto facultativo para servidores públicos federais nos dias de jogos da Seleção Feminina durante a Copa do Mundo.
Em Alagoas, o Governador Paulo Dantas decretou que o estado também terá ponto facultativo durante as partidas da seleção brasileira de futebol feminino. Os servidores vão poder assistir aos jogos e terão mais duas horas livres após o apito final para o deslocamento ao serviço.
Essa é a primeira vez que o governo de Alagoas implementa essa medida durante uma edição do Mundial de Futebol Feminino.
No domingo (23), a Prefeitura de Maceió também alterou seu expediente.
Oceania recebe Copa do Mundo pela primeira vez
Com o sucesso da última Copa em 2019, na França, e os altos índices de audiência em todo o mundo, diversos países demonstraram interesse em receber o evento este ano. Após avaliação da Fifa, Austrália e Nova Zelândia venceram a disputa. Esta é a primeira vez que o continente da Oceania recebe uma Copa do Mundo de categoria principal.
As partidas serão disputadas em 10 estádios, sendo divididos em cinco cidades australianas (Sydney, Melbourne, Perth, Brisbane e Adelaide) e quatro neozelandesas (Auckland, Wellington, Dunedin e Hamilton).
Quando o Brasil joga?
Brasil x Panamá (24/07/2023) – 8h (de Brasília), Estádio Adelaide Oval-AUS
França x Brasil (29/07/2023) – 7h (de Brasília), Estádio Suncorp Stadium-AUS
Jamaica x Brasil (02/08/2023) – 7h (de Brasília), Estádio AAMI Park-AUS